Imagine que você
goste muito de jogar videogames e de repente surja a possibilidade de fazer seu
próprio jogo. Pois é, essa rara oportunidade virou realidade para alunos do 4º
e 5º ano da Escola Municipal Professor Almir Zandonadi, localizada no bairro Novo
Horizonte, em Ji-Paraná. Uma parceria entre a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio
da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e o Ceulji/Ulbra tem ensinado
programação de computador a aproximadamente oitenta alunos através do projeto
Ensino de Lógica de Programação na Escola.
De acordo com o coordenador do curso de Sistemas de Informação da Universidade Luterana, Thyago Bohrer Borges, os alunos da Almir Zandonadi são levados todas as quartas-feiras pela manhã ao Laboratório de Informática da instituição de ensino superior e lá são instruídos em técnicas de lógica de programação, utilizando a plataforma Code.org, que utiliza técnicas de programação em bloco, uma forma lúdica de ensinar crianças do ensino básico e secundário a dar os primeiros passos em programação de computador.
Os acadêmicos do
curso de Sistemas de Informação Alan da Silva Souza, Hamilton Ventura
Rodrigues, Iana Pelentir Ramos, Tarssila Priscila Araújo de Oliveira e Yasnaya
Santos Ferreira auxiliam o coordenador Thyago nas aulas monitorando os alunos
da Almir Zandonadi em sessões com duração de 1 hora por turma. São duas turmas
do 4º ano e duas turmas do 5º ano.
“Eles não veem a
hora da quarta-feira chegar para ir ao projeto. Acho que é uma parceria
maravilhosa. É um benefício para o aluno e para a comunidade a criança sair do
5º ano com essa noção em informática”, disse a diretora da Almir Zandonadi,
Viviane Teixeira de Andrade Soares, ao agradecer à secretária de Educação,
Leiva Custódio Pereira por promover a parceria.
“A ideia é que o
projeto seja permanente e abranja outas escolas. As crianças ficam encantadas.
A tecnologia para eles é inata, eles crescem em meio a tecnologias. Por isso
que quando falamos para eles que vão aprender a fazer seus próprios jogos e
programas eles ficam maravilhados”, explicou Thyago.
O coordenador do
curso de Sistemas de Informação do Ceulji/Ulbra lembrou que além de melhorar o
raciocínio lógico das crianças com as técnicas de programação, a escola também é
beneficiada, pois “a permanência dos alunos no projeto está atrelada ao
comportamento deles em sala de aula, às boas notas. É a contrapartida das
crianças para o projeto e todos ganham com isso”.
O Projeto Ensino
de Lógica de Programação na Escola deve durar até o final do ano letivo e
segundo Thyago está sendo estudada a possibilidade de incluir noções básicas de
robótica.