quarta-feira, 17 de maio de 2017

Conferência visa reunir diversos segmentos da sociedade ligados à educação em Ji-Paraná

A última Conferência Municipal de Educação foi realizada em 2015
Uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação (Semed), Fórum Permanente do Plano Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Educação de Ji-Paraná realiza nesta quinta e sexta-feira, dias 18 e 19, a 3ª Conferência Municipal de Educação. O evento acontece no Auditório da Semed, com abertura oficial prevista para as 9 horas, sendo que o credenciamento tem início uma hora antes.

Debater os rumos da Educação em Ji-Paraná, traçar metas e avaliar o que já foi feito, as conquistas alcançadas e mesmo as metas que não puderam ser cumpridas sempre visando “construir e consolidar o Sistema Nacional de Educação dentro de uma política democrática” são os objetivos do encontro, como explicou Edilaine Nogueira, superintendente de Ensino da Semed e presidente da Comissão de Realização da Conferência.
Para debater com cerca de 120 convidados representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada ligados à educação foram convidados Edilson Teixeira, diretor do Sindicato dos Bancários; Epifânia Batista, da SEDUC / SEAE; e Lidiane Tanazildo, da SEMAS presentes à Mesa Redonda sobre “O cenário Político, Econômico, Social e Educacional do País”. A secretária municipal de Educação de Ji-Paraná, Leiva Custódio Pereira e o dirigente municipal de Educação de Ouro Preto do Oeste, Paulo Bicalho encabeçam a Mesa Redonda com o tema “Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social”. Suzana Rocha de Souza Azevedo, Coordenadora de Cultura da Semed e Leiliane Borges Saraiva, da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB discutem sobre “As Diferentes Faces da Diversidade e os Direitos Humanos”. E por fim, a presidente Ana Maria Pereira e demais membros do Fórum do PME de Ji-Paraná/RO encerram a programação com a Mesa Redonda “De Olho no PME”.
Os debates e palestras citados serão realizados na quinta-feira, dia 18. A sexta-feira, dia 19, foi reservada aos estudos de eixos, entrega das propostas de eixos à Relatoria e a aprovação das propostas de eixos na Plenária final.
“Queremos aproveitar este momento para fazermos uma avaliação das metas estabelecidas no Plano Municipal de Educação em relação aos avanços e desafios para o seu cumprimento em relação ao contexto sócio, político e econômico atual do País. Nesta conferência buscamos contemplar todas as instâncias ligadas à educação no Município”, argumentou Edilaine.