Ao todo são seis interpretes de Libras
trabalhando na Gerência de Educação de Surdos e na Coordenação de Ensino de
Libras da Secretaria. Além do atendimento direto às crianças surdas
matriculadas nas escolas da Rede Municipal de Ensino, são eles que atuam na
oferta do aprendizado de Libras. Anualmente, o Curso de Libras é realizado em
três etapas, o Curso Básico, o Intermediário e o Avançado. Participam destes
cursos não só alunos surdos, mas também professores, cuidadores, pais de alunos
e pessoas interessadas na linguagem das pessoas surdas. Os responsáveis pelos
cursos de Libras são os instrutores surdos Ronaldo Oliveira Veloso, Zélia Augusta
Nicodemos e a professora interprete Jaqueline Custódio Chagas Soares.
Este ano, por exemplo, 61 pessoas participaram do Curso Básico de Libras, realizado no período de 14 de março a 23 de maio. De 6 de junho a 29 de agosto, o Curso Intermediário de Libras formou 58 pessoas. E no dia 12 deste mês, o Curso Avançado de Libras abriu turma com 73 cursistas, entre pessoas surdas, familiares de pessoas surdas, técnicos da própria Semed, assistentes sociais, estudantes ouvintes, entre outros.
Novo Projeto
Para ministrar os cursos de Libras,
além da contratação dos profissionais, a Semed disponibilizou uma sala de
Atendimento Educacional Especializado – AEE, com o objetivo de estabelecer a
comunicação entre alunos surdos e ouvintes, comunidade escolar e as famílias
das pessoas surdas.
E as ações relativas às pessoas surdas
não param por aí. Este ano, a Semed iniciou uma nova proposta de atendimento,
inclusão e socialização dos surdos: uma sala bilíngue. A sala está funcionando
na Escola Municipal Ruth Rocha, localizada no bairro Nova Brasília, 2º Distrito
de Ji-Paraná, com atendimento às segundas-feiras, das 14 às 17 horas. Todos os
alunos surdos da Rede Municipal participam das atividades. A ideia é de que
juntos eles possam desenvolver melhor suas habilidades intelectuais, sociais e linguísticas.
Comemoração
Hoje, dia 26 de setembro, é o Dia
Nacional da Pessoa Surda. Por todo esse trabalho que tem sido desenvolvido pela
Semed, Ji-Paraná tem muito a comemorar. Uma programação de palestras,
apresentações artísticas e culturais reuniu mais de 150 pessoas no Auditório da
Secretaria na noite de ontem, dia 25.
Kléber do Nascimento Santos ministrou
palestra sobre “História e educação dos surdos” e a psicóloga Cristiane
Figueiredo Santos trouxe o tema “Sou surdo, e agora?”. Cristiane, que é surda
oralizada, enfatizou a necessidade da pessoa surda de “despojar-se de todo
sentimento que a faz se sentir menor e estudar muito para ocupar seu espaço na
sociedade”.
Alunos, interpretes e familiares
programaram para hoje um dia de lazer em um clube campestre para comemorar a
data.
“O objetivo dessas políticas é sempre a
inserção social, a garantia dos direitos da pessoa surda e a viabilidade da
comunicação social para que eles possam receber o atendimento adequado tanto
nas instituições de ensino quanto em outros órgãos sejam eles públicos ou
privados”, argumentou a superintendente de Ensino da Semed, Edilaine Nogueira.