Os alunos das escolas municipais Almir
Zandonadi e Celso Augusto Rocco que participam este ano do projeto Lógica de
Programação na Escola receberam na última quarta-feira, dia 6, camisetas
padronizadas do curso. O projeto é realizado desde 2016 em uma parceria
público-privada entre a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria
Municipal de Educação – Semed e o Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná,
Ceulji/Ulbra. No ano passado mais de 170 alunos participaram do projeto, o que,
de acordo com as diretoras das duas escolas, serviu para melhorar o desempenho
deles em sala de aula.
O projeto Lógica de Programação na Escola faz parte de um movimento
ainda maior chamado Hour of Code, Hora do Código em português, que atinge
dezenas de milhões de estudantes em mais de 180 países.
De acordo com o coordenador do curso de Sistemas de Informação da Universidade Luterana e idealizador do projeto, Thyago Bohrer Borges, há pelo menos quatro anos o Hora do Código está sendo trabalhado pela Universidade, mas foi em 2016 que ele se transformou no projeto Ensino de Lógica de Programação na Escola e, por meio da parceria com a Semed, passou a trabalhar com alunos de escolas públicas.
A Hora do Código começou como uma introdução de uma hora à ciência da
computação, criada para mostrar que qualquer pessoa pode aprender os
fundamentos básicos e participar desta ciência. Somente nos EUA a Hora do
Código contou com a participação de mais de 40 milhões de pessoas. Como uma
organização sem fins lucrativos, a Code.org ganhou parceiros de peso como Mark
Zuckerberg, criador do Facebook, e Bill Gates, fundador da Microsoft. No
Brasil, mais de 3 milhões de estudantes já participaram da Hora do Código.
Da escola para o laboratório
O projeto Ensino de Lógica na Escola leva os alunos do 4º e 5º ano das
escolas Celso Rocco e Almir Zandonadi para o laboratório de informática da
Universidade Luterana turma por turma, de terça a sexta-feira, de março a
dezembro, em sessões de uma hora de duração. Lá eles são assistidos pelos
acadêmicos do curso de Sistemas de Informação Iana Pelentir Ramos, Hugo
Frederico Boa e Evandro Murilo Bronstrup Alves da Silva, sendo que os dois
primeiros e mais o aluno do Ifro/Ji-Paraná, William Felício Freire também atuam
nas escolas do Município por meio de um programa de estagiários remunerados
criado pela Semed. As atividades são realizadas na plataforma Code.org, que utiliza técnicas de programação em bloco, uma
forma lúdica de ensinar crianças do ensino básico e secundário a dar os
primeiros passos em programação de computador.
“Nosso projeto visa dotar esses alunos de um
raciocínio lógico mais aguçado para que no dia-a-dia eles possam fazer a
diferença na sala de aula. Hoje vivemos um dilema em que 70 a 80% das futuras
profissões precisam de conhecimento na computação e somente 8% das pessoas
estudam computação. Portanto, entendemos que estamos dando a essas crianças
conhecimento para o futuro. Elas resolvem problemas utilizando softwares que
eles mesmo criam. Isso vai refletir em praticamente todas as áreas do
conhecimento, como na Física, na Química, na Língua Portuguesa…eles estão
ganhando com isso aprendizado para a vida”, destaca Thyago.