Qual a importância da educação do campo
para as famílias que moram no campo? A pergunta norteou o 6º Seminário de
Educação do Campo, realizado na terça e quarta-feira (18 e 19) pela Prefeitura
de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no Centro
de Treinamento da Emater (Centrer).
O seminário reuniu alunos das nove
escolas rurais da rede municipal de ensino de Ji-Paraná, os pais, professores,
gestores, acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia e representantes da
Escola Família Agrícola, Fetagro, Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Durante o seminário foram abordados
vários temas como os desafios e perspectivas e importância de construir um
currículo que atendam os alunos que moram na área rural. Além disso, teve
trocas de experiência entre as escolas onde o município já implantou o
Educampo, projeto que visa inserir nas escolas rurais uma metodologia própria
voltada à educação do campo.
Segundo a secretária de Educação do
Município, Leiva Custódio Pereira, das nove escolas rurais de Ji-Paraná, quatro
já implantaram o projeto inovador. Desde 2016, quando iniciamos o Educampo, já
colhemos muitos frutos.
“Estamos adotando nas escolas a
Pedagogia da Alternância, metodologia que intercala um período de convivência
na sala de aula com outro no campo. A tendência é diminuir a evasão escolar em
áreas rurais, pois a maneira de ensinar e o conteúdo das aulas aproximam os
alunos da realidade onde vivem”, destacou a secretária.
A implantação de uma metodologia
voltada à educação do campo é um diferencial no estado, onde a maior parte dos
municípios tem fechado as escolas rurais e transportado os alunos para a rede
urbana. Em Ji-Paraná todo o transporte escolar é feito entre escolas do campo.
“Quando decidimos implantar o Educampo foi preciso acreditar que a educação tem
sim a capacidade de transformar de alguma forma as nossas comunidades rurais”,
disse a secretária.
O professor e presidente da Comissão de
Implantação do Educampo, Renato Eberson de Souza Santos, ressaltou que todo esse
investimento na educação rural fará toda a diferença no futuro. “Teremos
pessoas capacitadas para continuar atuando no campo. Nossos alunos realizam
visitas às famílias, realizam pesquisas, estudam o que de verdade será
significativo para a vida deles. Temos vários instrumentos pedagógicos que
aproximam a escola da família e nos traz conhecimento empírico do aluno para a
escola. É uma riqueza, pois conseguimos ampliar a carga horária de estudo e
contextualizar o ensino aproveitando o conhecimento da família na sala de
aula”, explicou o professor.