sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Projeto Educação para o Futuro: de uma sala de aula de Ji-Paraná para todo o Estado



Escolas da Rede Municipal de Ensino que ofertam o Ensino Fundamental receberam na manhã de hoje, 30 de outubro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação – Semed, as apostilas do Projeto Educação para o Futuro, uma iniciativa da parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Rondônia (Sebrae) e o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob). O Projeto nasceu da ideia de professoras da Escola Jandinei Cella, que pesquisaram, baixaram pela Internet, imprimiram e distribuíram aos alunos do 5º ano como reforço didático, promovendo um salto na qualidade da aprendizagem deles, o que resultou na melhor nota de Rondônia entre as escolas municipais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2017.
As professoras Vanessa Nogueira Machado, Silvani Vilela Machado e Gicelma Pereira Dias Tavares levaram os resultados do trabalho com as apostilas à professora Camila Luana Castro Lima Pereira, que se encarregou de fazer o contato com o Sebrae Rondônia. A direção do Sebrae não só “comprou” a ideia das professoras da escola de Ji-Paraná como buscou a parceria com o Sicoob e a prefeitura de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, responsáveis pela produção das apostilas disponibilizadas na Internet. O Sebrae e o Siccob enriqueceram as apostilas, que tinham apenas conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática, com conteúdos sobre Empreendedorismo, Educação Financeira e Educação Cooperativa.
De acordo com o diretor superintendente do Sebrae Rondônia, Daniel Pereira, inicialmente estão sendo distribuídas 25 mil apostilas do Projeto Educação para o Futuro em Todo o Estado.
Ao agradecer o apoio financeiro dos parceiros na confecção do material didático do Projeto Educação para o Futuro e como ele teve início, Daniel Pereira argumentou que, “na vida não precisa ficar tentando inventar as coisas. Descobre quem faz bem feito e copia. Tem coisa que demora 20 anos para se fazer…nós não temos mais 20 anos para ficar esperando…esse projeto começou com as professoras Vanessa e Silvani em Ji-Paraná e nós vimos nele um excelente trabalho e resolvemos multiplicar para todos os municípios de Rondônia”.
Já Silvani, uma das professoras que participaram do “projeto” inicial na Jandinei Cella, falando por todos os professores e a direção da escola, participou que “…é emocionante ter nosso trabalho reconhecido e multiplicado para todo o Estado. Isso é o conhecimento e ele deve, sim, ser multiplicado. Me sinto muito feliz e muito grata e que continuem valorizando esse profissional que é o professor, que todos os dias está dentro da sala de aula, com seu trabalho árduo, dando base para sonhos. É preciso lembrar que não adianta ter um bom presidente, um bom governador, um bom prefeito, secretário…se aquele que está em sala de aula não for bom, não for esforçado, dedicado…”.

Perder a essência jamais
No mesmo sentido da fala da professora Silvani, a secretária municipal de Educação, Edilaine Alves da Silva Nogueira destacou que “lá no chão da escola, no ambiente da sala de aula, o professor, a professora é o rei, a rainha. Preparar um material de qualidade, com tudo que o aluno precisa, se não tiver um profissional habilitado, preparado, disposto a desenvolver este trabalho nada acontece”.
“É maravilhoso nós termos essa disputa, essa corrida pelo nosso IDEB como foi citado aqui hoje, mas nós não podemos perder a essência dessa corrida, que é a qualidade do ensino, que tipo de cidadão nós queremos formar”, finalizou a secretária.
Estavam presentes na cerimônia de entrega das apostilas do Projeto Educação para o Futuro, além da secretária de Educação, Edilaine Nogueira, representando o prefeito Marcito Pinto (PDT) e o diretor do Sebrae, Daniel Pereira, o diretor operacional do Sicoob Edgar Kaiser e o vereador Obadias Ferreira (DEM), representando a Presidência da Câmara de Vereadores de Ji-Paraná.

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Prefeitura divulga programação da Semana da Pátria



Representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), da Coordenadoria Regional da Educação do Estado (CRE), da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros estiveram presentes à última reunião da Comissão Organizadora da Semana da Pátria para definir a programação do evento cívico. A reunião aconteceu na manhã da última segunda-feira, 26 de outubro, no auditório da Semed.
De acordo com o que ficou definido pela Comissão, a Semana da Pátria terá início no próximo domingo, dia 1º de setembro com o 10º Festival de Bandas e Fanfarras de Ji-Paraná, a partir das 14 horas, no Ginásio Poliesportivo Gerivaldo José de Souza, o Gerivaldão.
Braz Fernandes, organizador do Festival de Bandas e Fanfarras, informou que pelo menos 18 fanfarras já confirmaram presença no Festival. Além das fanfarras de escolas de Ji-Paraná, o Festival terá a presença de fanfarras de Espigão do Oeste (duas bandas), Ministro Andreazza, Presidente Médici (duas bandas), Ouro Preto do Oeste, Jaru, Ariquemes (duas bandas) e Monte Negro.
Na sequência, no dia 2, segunda-feira, acontece a abertura oficial da Semana da Pátria no Batalhão Tiradentes da Polícia Militar de Ji-Paraná, com a presença de autoridades civis e militares. Na terça-feira, dia 3, acontece o momento cívico na sede da Administração Municipal, no Palácio Urupá. Na quarta-feira, dia 4, é a vez da Escola Estadual Juscelino Kubitschek realizar o momento cívico. Na quinta-feira, dia 5, a Escola Municipal Parque dos Pioneiros faz o hasteamento das bandeiras e execução de hinos no momento cívico. Na sexta-feira, dia 6, o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) finaliza a programação com o momento cívico. Todo os eventos da semana foram marcados para terem início às 8 horas.

Desfile
Seguindo a tradição de alternância entre os distritos do Município, sábado, será realizado o Desfile de 7 de Setembro no bairro Nova Brasília, no 2º distrito, com o palco das autoridades sendo montado na Rua Cascalheira. O Desfile deverá ter início às 8 horas e percorrerá a Avenida Brasil em sentido contrário a partir da rua Padre Sílvio Michelussi.
O tema do 7 de Setembro deste ano é: “Educação de Qualidade, Direito de Todos”. As escolas participantes poderão escolher entre os subtemas: educação socioemocional, educação socioambiental, educação para século XXI, valorização profissional, arte – instrumento de educação transformadora e esportes – educação, socialização, lazer e saúde.
Pelo menos cinco escolas confirmaram a presença de suas fanfaras, a Aluízio Ferreira, a JK, a Marechal Rondon, a Tiradentes e a José Francisco.

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Pérola e Antônio Prado se alternam no pódio do Futsal Região 1 do JEAR 2019



As escolas rurais da Rede Municipal de Ensino Antônio Prado (localizada na Linha 206, Setor Ouro Preto do Oeste) e Pérola (Linha 98, Setor Riachuelo) se alternaram no mais alto lugar do pódio no Futsal, Região 1, do Jogos Escolares da Área Rural – JEAR 2019. As partidas aconteceram nos dias 13, 14, 20 e 21 de agosto, no Ginásio de Esportes Valdir Adão Lamota, 2º Distrito de Ji-Paraná.
Iniciado em 2013 com o objetivo de promover a interação entre os alunos das escolas da área rural, o JEAR é disputado, desde o ano passado, em três modalidades esportivas: Futsal, Voleibol e Futebol Society, nas categorias Infantil e Juvenil, nos naipes Masculino e Feminino. A competição é dividida em Região 1, entre as escolas Nova Aliança (Linha 86, Setor Riachuelo), Bárbara Heliodora (4ª Linha, Gleba G), Pérola e Antônio Prado, e Região 2, entre as escolas Professor Irineu Antônio Dresh (Linha 128, Setor Riachuelo), Paulo Freire (Linha 153, Setor Ouro Preto do Oeste), Professor Edson Lopes (Linha 20, Setor Itapirema) e Ulisses Matosinho Peres de Pontes (3ª Linha, Gleba G).

Resultados
Os dois dias de competições resultaram nas seguintes classificações:
Região 1 – Infantil Feminino – em 1º lugar Antônio Prado (sob o comando do professor de Educação Física Valdemir Bento), em 2º Pérola (professora Vania Saraiva) e em 3º Bárbara Heliodora (professor Alessandro Paes); no Juvenil Feminino – em 1º Pérola, em 2º Antônio Prado e em 3º Nova Aliança (professor Jorge Nogueira); no Infantil Masculino – em 1º Antônio Prado, em 2º Bárbara Heliodora e em 3º Nova Aliança; e no Juvenil Masculino – em 1º ficou a Pérola, em 2º Nova Aliança e em 3º Lugar a Escola Bárbara Heliodora.
Na Região 2 – no Infantil Feminino o 1º lugar ficou para a Escola Edson Lopes (sob o comando do professor José Luiz), em 2º Irineu Dresh (professor Paulo César) e em 3º a Ulisses Matosinho (professor Alessandro Paes); no Juvenil Feminino, em 1º ficou a Irineu Dresh, em 2º Ulisses Matosinho e em 3º a Escola Edson Lopes; no Infantil Masculino – em 1º a Irineu Dresh, em 2º a Ulisses Matosinho e em 3º a Escola Paulo Freire (professor Anderson Pires); já no Juvenil Masculino, o 1º lugar ficou para a Paulo Freire, o 2º para a Ulisses Matosinho e o 3º lugar ficou com a Escola Irineu Dresh.
De acordo com a coordenadora de Desportos da Secretaria Municipal de Educação - Semed, Adriana Martinelli, as disputas na modalidade Futebol Society estão programadas para acontecer do dia 16 a 19 de setembro, no Espaço Saint Germain de futebol indoor com grama sintética; e as do Voleibol do dia 21 a 24 de outubro, no Ginásio Adão Lamota.

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social realizam abertura da Semana do Bebê



Uma breve cerimônia de abertura seguida de uma palestra sobre cuidados com o recém-nascido, ministrada pela médica Arissa de Souza Sales, marcou na manhã desta segunda-feira, 19 de agosto, a abertura da programação da Semana do Bebê – Todos Juntos pela Primeira Infância. O evento, realizado pelo esforço conjunto de profissionais de três secretarias da Administração Municipal, é parte de uma estratégia mundial do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, que visa acompanhar, apoiar e reconhecer publicamente os esforços dos municípios na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, o Selo UNICEF.
As secretárias municipais de Educação, Edilaine Nogueira e de Saúde, Franciane Chagas Ribeiro, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Angelita Barbosa e Ynaiáh Cremonese, representante da secretária de Assistência Social, Sônia Reigota compuseram a mesa na cerimônia de abertura da Semana do Bebê.
De acordo com Edilaine Nogueira, a Semana do Bebê tem por objetivo estimular a reflexão tanto dos profissionais das três secretarias envolvidas diretamente com o projeto, quanto de toda a sociedade ji-paranaense sobre “o que temos feito pelas nossas crianças” em todos os sentidos.
“Criança é somente cuidar? Penso que como educadores temos o compromisso de compreender a importância do desenvolvimento total delas. O berçário não é só um depósito de crianças. É um local para brincar, para estimular…para que essa criança tenha suas potencialidades incentivadas”, disse a secretária de Educação de Ji-Paraná.
A Semana do Bebê engloba uma série de atividades que serão realizadas pelas três secretarias e mais o CMDCA até a próxima sexta-feira, 23, com palestras sobre os cuidados com os bebês de zero a cinco anos de idade, a importância da vacinação para a prevenção de doenças, alimentação saudável na Primeira Infância, desenvolvimento emocional dos bebês através do vínculo afetivo e da Musicaterapia, entre outros. O público visado é de gestantes, responsáveis legais de bebês, cuidadores, professores, agentes de saúde, crianças, adolescentes e comunidade em geral.

 O Selo UNICEF
Presente em 1.924 municípios, o Selo UNICEF foi criado em 1999 com o objetivo de acompanhar, dar apoio e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Ji-Paraná aderiu aos Selo UNICEF em 2017 e desde então tem assumido o compromisso de manter suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade, como a que tem sido dada na reforma, ampliação e mesmo construção de novos centros de Educação Infantil.

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Dia do Pedestre com palestra da PRF e Detran em escola Municipal






Todo dia 8 de agosto é comemorado internacionalmente o Dia do Pedestre. E nada melhor para lembrar a data do que uma palestra com representantes de órgãos estadual e federal ligados diretamente ao trânsito em uma escola da Rede Municipal de Ensino.
A Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Jandinei Cella recebeu na última quinta-feira(8), pela manhã, o Projeto Festival Estudantil Temático de Trânsito – Fetran, que em parceria com a Secretaria Municipal de Educação - Semed, por meio do Projeto Trânsito Legal, e do Departamento Estadual de trânsito – Detran/RO, tem ministrado palestras educativas sobre trânsito com base nas Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito no Ensino Fundamental.
A palestra ministrada pelo policial rodoviário federal Claudio Santos, auxiliado pelos servidores do Detran Marta Rosa dos Santos, Valquiria de Paulo Pereira, Douglas Nery Pinheiro e Ricardo de Paulo Pereira já estava agendada desde maio, quando da efetivação da parceria entre PRF e Semed.
“Foi uma feliz coincidência o Fetran ter sido marcado para esta data. Já estávamos pensando uma atividade para o Dia do Pedestre e a palestra feita por um agente da Polícia Rodoviária uniformizado e até com a viatura oficial da PRF deixou os alunos muito animados e curiosos”, argumentou a diretora da Escola, Jane Acco.
A atividade realizada pela PRF e Detran na Jandinei Cella também encerra o ciclo de palestras nas escolas da Área Urbana da Rede Municipal de Ensino, restando apenas duas escolas da Área Rural para receberem o Fetran. Ao todo o Projeto Fetran está contemplando 11 das 12 escolas municipais urbanas exclusivas de Ensino Fundamental ou com turmas do Ensino Fundamental e todas as nove escolas rurais do Município.

Alarmante
De acordo com o policial rodoviário Claudio Santos, Ji-Paraná foi o primeiro município do Estado a “abraçar” o Projeto. Agora, com o desenvolvimento do projeto e a repercussão positiva que está tendo, outros municípios estão querendo parceria com o Fetran.
Ainda segundo o agende federal, Ji-Paraná atropela um pedestre a cada semana, segundo estatística da PRF de 2017. “Um número absurdo”, informa Santos.
“A receptividade do Projeto Fetran nas escolas de Ji-Paraná está sendo fantástica. O interesse e a participação dos alunos, pais e professores têm sido muito positivos. Penso que esse é o caminho para que tenhamos um trânsito melhor, motoristas e pedestres mais conscientes. Porém, a educação para o trânsito tem que ser algo contínuo e precisa, mais que tudo, do apoio dos pais. Dar bons exemplos no trânsito para os filhos é o melhor legado que se pode deixar para eles”, explicou o policial federal Claudio Santos, ao parabenizar a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Semed, pelo trabalho de educação para o trânsito feito nas escolas pelo Projeto Trânsito Legal. “A gente vem às escolas não simplesmente para falar, mas para lembrar, reforçar o que já tem sido trabalhado pelo Município”, destacou a colaboradora do Detran, Marta Rosa.
Entre os temas abordados nas palestras sobre trânsito estão o uso correto dos equipamentos obrigatórios na condução de veículos, sejam motocicletas, bicicletas ou automóveis; a atenção necessária dos alunos e dos pais na saída da unidade escolar; a importância do uso da faixa de pedestres e a atenção ao trânsito ao utilizá-las. Além do domínio dos conteúdos abordados, a palestra se destaca pelo material didático, como o vídeo da personagem Bianca, usado para explanar sobre o perigo às crianças ao atravessarem as ruas, e a utilização de equipamentos de uso obrigatório como capacetes para ilustrar as informações que são repassadas aos alunos.