Duas alunas da Escola Municipal Professor Celso Augusto Rocco, localiza no bairro Habitar Brasil, ficaram entre as três melhores, nas respectivas categorias, no Concurso Estudantil de Educação para o Trânsito, realizado, de forma online em todo em todo o Estado, pelo Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), entre os dias 30 de agosto e 24 de setembro.
A aluna do 4º ano do ensino fundamental Isabely Vitória Furiatti Neves, de 10 anos, concorreu com um poema e terminou em 1º lugar na categoria, recebendo uma bicicleta como prêmio. Já Clarice Barroso, de 6 anos, aluna do Pré-II da educação infantil da Escola Celso Rocco, ficou com a 3ª colocação com uma pintura, sendo premiada com um kit de jogos educativos.
Neste ano, o concurso do Detran teve como tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas” e foi aberto a todas as escolas de Rondônia, para alunos desde o Pré-II até o 3º ano do ensino médio.
O objetivo do concurso, de acordo com Marta Rosa dos Santos, chefe da Divisão de Educação para o Trânsito do Detran em Ji-Paraná, é despertar o respeito para com o outro no trânsito, seja ele pedestre, ciclista ou motorista, criando futuros motoristas responsáveis e, consequentemente, tornando nossas ruas e avenidas mais seguras para todos.
“Devido à pandemia, o Detran realizou o concurso de forma online para que o maior número de estudantes pudesse participar. As crianças fazem parte do trânsito e quanto mais falamos de segurança, mais seguros ficamos”, lembrou Marta Santos.
“Como ainda estamos tendo restrições, a participação dos pais foi fundamental para o resultado das meninas. Toda a equipe da Celso Rocco se mobilizou para ajudar a Isabely e a Clarice no concurso. Foi uma vitória para toda a Escola termos duas alunas premiadas”, ressaltou a diretora da Escola Celso Rocco, Meire Lilian Oliveira.
O orientador da escola, Maurino Nobre, lembrou que esta é a segunda vez que a Celso Rocco tem alunos vitoriosos no concurso do Detran. “Esta foi a segunda vez que temos alunos que venceram o concurso do Detran. Na edição anterior, uma aluna também ficou em 1º lugar na categoria dela. Ficamos radiantes com mais essa conquista”, disse Maurino.
“A premiação é importante porque para a criança é a valorização do esforço dela, do trabalho dela. Se ao mesmo tempo isso venha a contribuir para um trânsito mais seguro no futuro, melhor ainda”, concluiu a professora do 4º ano da Escola Celso Rocco, Maristela Bonim.
Texto: Cristian Menezes
Fotos: Arquivo Semed