terça-feira, 22 de março de 2022

Curso de Libras da Semed inicia com as duas turmas lotadas


O instrutor da Semed, Ronaldo Veloso ensino o Alfabeto em Libras para a turma da manhã
Teve início hoje, terça-feira(22), o Curso de Língua Brasileira de Sinais – Libras oferecido pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O curso fechou turma pela manhã e à tarde, ou seja, todas as 80 vagas disponíveis foram preenchidas tanto por servidores da própria Secretaria quanto por pessoas da comunidade interessadas em melhorar a comunicação com surdos.
O Curso Básico de Libras é oferecido gratuitamente toas as terças-feiras, em dois períodos, pela manhã das 8 às 11h30 e à tarde no horário das 13h30 às 17 horas. São 40 pessoas por período, com aulas ministradas pelos instrutores de Libras da Gerência de Educação Especial da Semed Ronaldo Oliveira Veloso, Viviany Amorim Silva e Zélia Augusta Nicodemos.
O Curso de Libras completo é dividido em três etapas, o Básico, que iniciou hoje, o Intermediário e o Avançado, porém, a Semed concede certificação para cada etapa concluída.
Professora Sílvia Pereira, da Escola Professora Maria Antônia, tem dois alunos surdos na turma deste ano
“Já tenho uma base em Libras, mas este ano tenho dois alunos surdos na minha sala de aula e preciso me aprimorar para poder me comunicar melhor com eles. É muito bom ter esse curso ofertado pela Semed tanto para nós professores, servidores, quanto para a comunidade e pessoas que têm parentes surdos”, disse a professora Senhora Silvia Pereira, do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Maria Antônia, localizada no bairro Jardim Presidencial II, 1º Distrito de Ji-Paraná.
“Iniciamos hoje o Curso de Libras capacitando e atualizando os nossos profissionais e também criando uma abertura para que a comunidade participe desse curso. Agradecemos à comunidade pela participação. As vagas foram totalmente preenchidas em apenas um dia depois que anunciamos a disponibilidade. Isso demonstra o interesse pelo Curso de Libras. Ainda este ano vamos nos reunir com a Superintendência de Ensino para verificar a possibilidade de implantar mais turmas dada a procura pela comunidade”, concluiu o secretário de Educação de Ji-Paraná, Jeferson Barbosa.