sexta-feira, 25 de março de 2022

Semed promove formação de iniciação em lutas para professores de educação física


A secretaria Municipal de Educação – Semed, por meio do Núcleo de Educação Física (NEF) da Superintendência de Ensino, promoveu na última quinta-feira(24) uma formação para professores de educação física voltada à unidade temática de lutas. Um policial militar, um professor da própria Rede Municipal de Ensino e um bombeiro militar mostraram aos 23 participantes noções básicas em karatê e judô, além de técnicas de primeiros-socorros durante a prática de atividades físicas.
De acordo com os coordenadores do NEF, Adriana Martinelli, Adejerlane de Barcelos e Antônio Albuquerque, a formação teve por objetivo trabalhar com os professores de educação física a iniciação à luta, uma vez que algumas modalidades de artes marciais, como o judô e o karatê, fazem parte do currículo escolar, sendo, inclusive, disputadas nos Jogos Olímpicos.
Ao todo, a formação teve oito horas de duração, sendo 4 horas pela manhã e 4 horas na parte da tarde.
O Al. sargento da Polícia Militar Wagner Silva Santos foi o instrutor de karatê, demonstrando aos professores técnicas básicas do Atemi (contato) como chutes, socos e defesas. Já o professor Joeser Alvares da Silva instruiu os participantes da formação sobre iniciação em judô, desde técnicas de rolamento, passando por alguns golpes mais simples até algumas formas de imobilização.

“Essa formação foi muito importante para que os nossos professores pudessem ter essa noção de como ensinar luta na escola, uma vez que nem todos os professores de educação física possuem instrução nessa prática esportiva. Como esse objeto de conhecimento faz parte do currículo escolar, percebemos a necessidade de oferecer uma formação específica sobre o tema”, explicou Adriana.
Além da iniciação em karatê e judô, os professores foram instruídos pelo sargento BM Eliel Garcia da Silva sobre técnicas de primeiros-socorros durante a prática de exercícios físicos na educação física escolar e de engasgamento em crianças de 4 a 12 anos de idade.

“É muito importante a promoção de formação continuada para os professores, visando aperfeiçoar os saberes necessários para enriquecer suas práticas pedagógicas e, assim, poder auxiliar nossos estudantes em seu desenvolvimento de forma integral”, finalizou Adejerlane.