sexta-feira, 13 de maio de 2022

Professores já utilizam os laboratórios móveis como suporte para o estudo de Ciências

Alunos do 4º ano da Escola Almir Zandonadi ficaram "extasiados" com o novo equipamento nas aulas de Ciências
Muitos professores da Rede Municipal de Ensino já estão utilizando os Laboratórios Didáticos Móveis – LDM adquiridos pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação – Semed como importante ferramenta para o ensino de Ciências. Na Escola Municipal Almir Zandonadi, por exemplo, os alunos de uma turma do 4º ano ficaram “extasiados” com o equipamento.
A professora Tatiane Mendes Ferreira, da turma do 4º ano B, da Escola Municipal Almir Zandonadi, localizada no bairro Novo Horizonte, 1º Distrito de Ji-Paraná, utilizou o LDM para o estudo de Ciências em duas aulas esta semana, uma utilizando o microscópio em um tema introdutório de Biologia e outra utilizando o globo terrestre iluminado em um tema introdutório de Geografia, ambos dentro do componente curricular de Ciências para o Ensino Fundamental. A Almir Zandonadi recebeu três laboratórios, que foram distribuídos pela Semed de acordo com a modalidade de ensino ofertada pela unidade e o número de alunos.

“Eu acredito nesse suporte pedagógico. Todo instrumento que possa facilitar e clarear esse movimento da criança do aprender, eu gosto e acredito. A criança é aberta a qualquer ideia, a novidades principalmente, daí a gente estudar e direcionar o aluno”, explicou.
Segundo a Tatiane, os professores receberam a formação para a utilização dos Laboratórios Didáticos Moveis há duas semanas pela plataforma MEET e já foi possível a utilização da ferramenta, mas ela pensa que ainda é só o início deste processo.
“Percebo que a gente precisa trazer esse conhecimento mais para nós docentes. Só manipular é bom, mas não é o ideal. Eu quero entender melhor, precisamos estudar mais para interagir melhor com todo o leque de possibilidades que o equipamento nos oferece e poder passar para os alunos”, concluiu a professora.

Texto: Cristian Menezes