quarta-feira, 25 de maio de 2022

Semed entrega Certificado de Conclusão do Curso de Libras para quase cem cursistas

                                         Para ver todas as fotos do Álbum, CLIQUE AQUI
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação – Semed entregou na noite da última terça-feira (24), os Certificados de Conclusão do Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais – Libras para 74 cursistas. O prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca fez questão de comparecer à cerimônia e fazer a entrega simbólica dos certificados juntamente com o secretário de Educação e Esportes, Jeferson Barbosa.
O auditório da Secretaria Municipal de Educação – Semed ficou tomado por cursistas, parentes e amigos para a cerimônia de entrega dos Certificados de Conclusão do Curso Básico de Libras, ofertado gratuitamente pela Secretaria tanto para os professores da Rede Municipal de Ensino quanto para profissionais de diversas áreas e comunidade em geral.
O Curso Básico de Libras foi realizado às terças-feiras, em dois períodos, pela manhã das 8 às 11h30 e à tarde no horário das 13h30 às 17 horas. Foram 74 pessoas nos dois períodos, com aulas ministradas pelos instrutores de Libras da Gerência de Educação Especial da Semed Ronaldo Oliveira Veloso, Viviany Amorim Silva e Zélia Augusta Nicodemos.
O Curso de Libras da Semed tem um total de 40 horas (10 aulas), com certificação a cada uma das três etapas concluídas, o Básico, Intermediário e Avançado.
“Nossa gestão é uma gestão voltada para a inclusão de todos na sociedade com direitos igualitários. Ter um professor de Libras em cada escola, incluindo aquele aluno que tem dificuldade de aprender e colocando um professor que tem condições de ensinar de igual forma é um direito da criança. Não existe diferença. O Deus de um é o Deus de todos. Não existe o Prefeito de um, o Prefeito de outro. Existe o Prefeito de todos”, disse o Prefeito em sua participação na cerimônia de entrega de certificado, ao agradecer a todos os servidores da Semed “pelo esforço, pelo trabalho e pela dedicação”.
Já o secretario Jeferson, parabenizou a todos os integrantes da Superintendência de Ensino, por “realizar esse curso e estendê-lo para a comunidade” e agradeceu também “os cursistas, parentes e amigos por entenderem a importância dessa participação para a inclusão dos surdos na sociedade”.
 
Não é opção
“Estou fazendo o curso de Libras da Semed porque eu tenho um irmão de 11 anos de idade que é surdo. Quando a gente tem alguém na família, não é mais uma questão de opção, é necessidade. A gente não tem como fugir. Temos é que correr atrás. Vi a divulgação do Curso de Libras pelas redes sociais e já procurei me inscrever. Estou adorando o curso e pretende fazer todos, até o final”, conclui a cursista Vitória Lopes.

Texto: Cristian Menezes
Imagens: Decom