terça-feira, 8 de novembro de 2022

Ji-Paraná começa a aplicar as avaliações diagnósticas do SAERO

Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), começou nesta terça-feira (8) a aplicação das avalições diagnósticas do Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia (SAERO) nas 20 escolas de Ensino Fundamental das áreas rural e urbanas. Serão avaliadas todas as turmas de 2º, 5º e 9º anos da Rede Municipal de Ensino.
O SAERO teve início em 2012 e foi realizado na Rede Estadual de Ensino até 2016. Este ano, o Sistema de Avaliação passa a ser desenvolvido nas escolas públicas estaduais e municipais com as turmas de 2º ano, com o intuito de apresentar os resultados ao Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC); com as turmas do 5º ano, para compor subsídios na política de cooperação em razão do Índice de Desempenho Educacional de Rondônia (IDERO); e com as turmas de 9º ano, para acompanhamento pedagógico tanto da Secretaria de Educação do Estado quanto do Município.
De acordo com técnicos da Superintendência de Ensino da Semed, responsável pela aplicação das avaliações nas escolas da Rede Municipal, terça, quarta e quinta-feira as avaliações de Língua Portuguesa, Matemática e mais 68 questões socioeconômicas dos estudantes estarão sendo aplicadas em todas as 9 escolas da área rural e 11 escolas da área urbana de Ensino Fundamental.
Segundo cronograma de aplicação das avaliações da área rural, nesta terça pela manhã serão aplicadas as avaliações de Língua Portuguesa para as turmas de 2º ano e no período vespertino as avaliações de Língua Portuguesa e Matemática paras as turmas de 9º ano. Na quarta-feira (9) as mesmas turmas de 2º ano farão as avaliações de Matemática e quinta-feira (10) serão aplicadas avaliações de Língua Portuguesa e Matemática para as turmas de 5º ano.
Na área urbana, a aplicação das avaliações do SAERO nas turmas de 2º e 5º anos das 11 escolas da Rede Municipal será de acordo com a disponibilidade dos aplicadores, todos técnicos da própria Secretaria. Porém, todas as avaliações deverão ser feitas dentro do mesmo período que nas escolas da área rural, ou seja, de terça a quinta-feira desta semana.
“A Secretaria pretende utilizar os resultados das avaliações do SAERO para avaliar a aprendizagem dos alunos da Rede Municipal no Programa de Recuperação da Aprendizagem para Ji-Paraná, o PRAJIPA. Assim não haverá a necessidade de realizarmos novas avaliações nestas turmas que já estão sendo avaliadas”, explicou Alexandra Ortiz, superintendente de Ensino da Semed.

Texto: Cristian Menezes
Imagens: Decom