sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Rede Municipal retoma aulas presenciais em 20 de setembro

 



A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação – Semed, anunciou hoje, dia 10, em uma coletiva de imprensa, o retorno às aulas presenciais no Município a partir do próximo dia 20. O retorno será de forma gradativa de acordo com o Plano de Retorno às Aulas Presenciais previamente elaborado que contempla a observância de todos os protocolos sanitários de combate a Covid-19. O vereador Elvis Gomes (Republicanos) participou da coletiva representando a Câmara de Vereadores de Ji-Paraná.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Jeferson Barbosa, até o dia 20, portanto, todos os servidores da Educação deverão retomar suas atividades em suas respectivas unidades de ensino.
O retorno às aulas presenciais terá início em nove das 33 unidades de ensino da Rede Municipal, sendo elas a escola Jandinei Cella, Profa. Maria Antônia, Prof. Almir Zandonardi, Ruth Rocha, Prof. Celso Augusto Rocco, Jamil Vilas Boas, Adão Valdir Lamota, Moisés Umbelino e escola Mirian Trajano.
Na semana inicial, retornarão as turmas de 5º ano do Ensino Fundamental das referidas escolas em um percentual de no máximo 30% (aproximadamente 160 de um total de 540 alunos) e as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) integralmente, que hoje somam 230 alunos, sendo que para estes será exigido o Cartão de Vacina com pelo menos uma dose da vacina comprovada.
Seguindo o Plano de Retorno, na segunda semana retornam os 4º anos, na terceira semana os 3º anos, e assim sucessivamente.
O secretário também esclareceu que o atendimento aos alunos da Rede Municipal de Ensino seguirá sendo ofertado de forma hibrida, ou seja, presencial para os pais que concordarem com o retorno dos filhos às escolas, e remota para aqueles que não concordarem com o retorno presencial nas reuniões com os pais que serão realizadas na próxima semana.
“Temos elaborado o Plano de Retorno e as adaptações nas escolas para o retorno às aulas presenciais desde o início do ano. A vontade do Prefeito (Isaú Fonseca) era que, por medida de segurança, o retorno acontecesse somente no mês de outubro, mas por conta do que foi acordado com o Ministério Público, resolveu retornar no dia 20. Claro que estaremos atentos para os casos de Covid no Município e se por acaso haja um aumento de casos da doença poderemos voltar a suspender as aulas presenciais”, destacou Jeferson Barbosa.

Texto e imagens: Cristian Menezes

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Sarau Virtual: apresentações com mais de 2 mil visualizações no primeiro dia

 






Show, show, show! Não há palavras que descrevam melhor o Sarau Virtual: Arte e Cultura em Tempos de Pandemia, evento que está sendo realizado pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Superintendência de Ensino da Secretaria Municipal de Educação – Semed, em parceria com a Câmara de Vereadores. Ontem, dia 8, no primeiro dia do Sarau Virtual no Youtube, plataforma utilizada para a visualização das apresentações, mais de 500 pessoas se inscreveram no canal de formação continuada da Semed e foram registradas mais de 2,3 mil visualizações das 24 apresentações divididas em 3 blocos, além de artistas que participaram ao vivo e de forma voluntária.
A primeira noite do Sarau Virtual foi dedicada aos trabalhos da Educação Infantil, com 24 apresentações dividas por blocos, linguagem literária/Teatro (1º Bloco), linguagem artes visuais: pinturas, desenhos, modelagens, esculturas e releituras (2º Bloco) e linguagem música e dança (3º bloco).
Entre um bloco e outro, o Sarau Virtual contou com as apresentações do professor e artista Carlos Reis, falando de algumas de suas obras infantis, da artista Dani, do Fada Inad, com um pouco de sua arte literária e do mágico Zetah, com o incrível número das bolinhas mágicas.
De acordo com a coordenadora de Cultura Escolar da Semed, Karine Alves Teixeira Crisoni, hoje, dia 9, a programação contempla as 24 apresentações das escolas com Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, também dividas em três blocos de diferentes expressões culturais, além da participação de artista locais nos intervalos dos blocos, com a presença especial do professor de música e saxofonista da Fundação Cultural de Ji-Paraná, Edmilson Almeida Costa.
“A gente percebe que mesmo com a pandemia e todos os desafios advindos com a Covid-19, a educação tem se reinventado e a arte potencializada, o que nos mostra que todo os espaços, mesmo o virtual, são propícios à aprendizagem. As produções que foram enviadas pelas nossas escolas demonstram essa sintonia entre as escolas e as famílias, sempre mediada com total esmero pelos nossos professores”, comemorou Karine.

Texto e imagens: Cristian Menezes