Duas servidoras da
Rede de Municipal de Ensino de Ji-Paraná, uma professora da área rural e uma
diretora de uma escola de tempo integral da área urbana, foram destaques
nacionais este mês. A diretora Ana Paula da Silva Albuquerque foi uma das
entrevistadas do Programa Volta ao Novo, do Instituto Ayrton Senna (IAS), e a
professora Simoni de Carvalho Santos foi vencedora da categoria Prática
Pedagógica Inovadora do Programa de Educação Ambiental da Jauru Transmissora de
Energia (PEA JTE).
Simoni inscreveu
um dos vários instrumentos desenvolvidos pelo Projeto Educampo na Escola
Bárbara Heliodora (localizada na 4ª Linha da Gleba G) no Programa de Educação
Ambiental da JTE e recebeu o certificado de reconhecimento da empresa sediada
no Rio de Janeiro/RJ na categoria Prática Pedagógica Inovadora. O instrumento
pedagógico relatado pela professora Simoni foi a viagem/visita pedagógica, que
são agendadas pelos professores com base no Plano de Estudo.
Já a diretora da
Escola Municipal Celso Augusto Rocco (localizada no bairro Brasil Novo), Ana
Paula, foi convidada pelo Instituto Ayrton Senna, de São Paulo/SP, para ser uma
das entrevistadas do Programa de Competências Emocionais Volta ao Novo, projeto
realizado em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de
Educação (Undime), que tem por objetivo “apoiar secretarias municipais de educação
a planejar a retomada às atividades escolares”. O projeto consiste na produção
de cinco lives abertas ao público na plataforma Youtube.
Ana Paula participou
do segundo encontro, intitulado “Abertura ao novo: como educadores podem se
adaptar às mudanças?”. Na live realizada no último dia 21, com 1h10 de duração,
a diretora da Celso Rocco foi questionada por Emilio Munaro, do IAS, sobre as “as
mudanças, os desafios” enfrentados pelos gestores escolares por causa da
pandemia da Covid-19.
“O gestor
educacional tem um papel fundamental nesse processo de reinventar a educação.
Ele precisa ser aquele agente que pensa ‘fora da caixinha’. Esse profissional passa
a ser um influenciador da sua equipe, onde os professores se sintam motivados a
também romperem essa barreira do novo, a desenvolverem atividades que exijam sair
da nossa zona de conforto”, disse Ana Paula, ao explicar que na Escola Celso
Rocco, em especial por ser uma escola de tempo integral, já exigia da equipe
gestora esse enfrentamento, essa “busca por inspirações que confrontam a
prática usual” mesmo antes da pandemia.