segunda-feira, 22 de julho de 2013

Criado em Ji-Paraná o 1º Centro Educacional Especializado ao aluno autista




O Prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB), assinou na manhã do último dia 3, o Decreto 1669/2013, criando o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para Autismo.  O Centro que é o primeiro do Estado de Rondônia e o terceiro do País, oferecerá atendimento educacional especializado – AEE aos alunos com Autismo.
O Centro funcionará, inicialmente em uma residência alugada, localizada, à Rua Miguel Galdino, 85, Bairro Urupá, com área de 330 metros quadrados, cinco salas, chamados pelo programa (Quartos de Brincar), sala administrativa e copa. Oito servidores do município ficarão a disposição dos alunos.
O atendimento será realizado em parceria com a AMAJI - Associação de Pais e Amigos dos Autistas que desde 2012 realiza um trabalho de divulgação, informações à população, auxilio as mães quanto ao diagnóstico e intervenções que são realizadas com cada criança.
Para a Secretária Municipal de Educação, Leiva Custódio, a nova estrutura irá contribuir muito para às famílias e alunos.  “O Centro deve ser um espaço vivo, onde o aluno desenvolverá suas potencialidades tendo suas habilidades de comunicação, interação, socialização e imaginação exploradas”, disse.
O prefeito Jesualdo ressaltou a importância de a prefeitura oferecer o atendimento e anunciou que o município pretende ampliar o número de vagas. “Estamos atendendo hoje 10 alunos, mas nossa intenção é ampliar este atendimento”, disse.

Histórico
O atendimento à criança autista iniciou em Ji-Paraná em 2007,quando Cléria, mãe do aluno Gabriel, descobriu que o filho era autista. Montou oquarto de brincar em sua casa, sob a orientação e coordenação da professora Márcia Pereira de Souza, na época professora de Gabriel na Escola Ruth Rocha. Após uma formação no Programa “Inspirados pelo Autismo”, custeada pelos pais do referido aluno, implantou o Programa Educacional, o mesmo foi atendido por um período de 1 ano e meio, sendo 5 horas diárias. Os resultados foram surpreendentes.
A Secretaria Municipal de Educação, reconhecendo os avanços significativos do aluno Gabriel, decidiu investir no atendimento educacional especializado para autismo. Em julho de 2008, iniciou-se o atendimento em um quarto improvisado na própria Secretaria de Educação. Em 2009 o atendimento foi ampliado, em um apartamento alugado, próximo a Secretaria e passou-se a atender mais três crianças. O atendimento foi ampliado gradativamente; atualmente atende dez alunos no contra turno do horário que o aluno estuda na escola regular.
No dia 03 de julho de 2013, a Prefeitura de Ji-Paraná, através do Decreto 1669/2013,  cria o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para Autismo.