segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Projeto da Nelson Dias emociona avós dos alunos




A Escola Municipal de Educação Infantil Nelson Dias, localizada no KM 5, está de parabéns pelo Projeto Semana do Idoso. Durante toda a semana passada direção e professores trabalharam com seus alunos o respeito e o carinho que devemos ao vovô e à vovó.
Os alunos da Nelson Dias, quase 300 ao todo, fizeram desenhos, pinturas, confeccionaram bonequinhos, ouviram historinhas das professoras, receberam visita de algumas vovós da comunidade para contar histórias e por fim, na sexta-feira, todos os vovôs e vovós foram convidados ao pátio da escola para assistirem a um teatrinho com a Vovó Laura, encenado pela vice-diretora Rogéria Conceição da Silva e pela professora do maternal, Ana Pereira de Souza, que faz a netinha da Vovó Laura, a Anita, um bonequinha de fantoche muito esperta.
O teatrinho de fantoche encenado pelas professoras da Nelson Dias trabalhou a fábula João e Maria para falar às crianças, em linguagem acessível à elas, sobre os perigos que rondam as escolas nos dias de hoje.
“Quando um desconhecido para o carro no caminho da escola e oferece caronas para vocês, o que é que vocês respondem?”, pergunta a vovó Laura no final da peça. “Não, não e não!”, respondem os alunos em coro.
O projeto do teatro de fantoches para falar às crianças através das fábulas deu tão certo que a equipe técnicas que atendeu ao convite da escola representando a Secretaria Municipal de Educação (Semed) cogitou levar o teatrinho às outras escolas da Rede Municipal.

Emocionante
A cada homenagem feita pelos professores ou pelo alunos, a cada poesia lida, era visível a emoção nos rostos marcados pelo tempo, principalmente quando se falou dos vovôs e vovós que já não estão mais entre nós, “mas que vivem para sempre em nossos corações”, como disse uma professora.
“Foi tudo tão bonito, tudo feito com tanto carinho que penso que atingimos nosso objetivo, que é o de informar às nossas crianças que esse é o nosso futuro, é o futuro de todo ser humano. Respeitar o idoso é respeitar a si mesmo”, concluiu a diretora da escola, Marinete Oliveira Barbosa.
Ao final, todos foram convidados a um café-da-manhã servido pelo direção da Nelson Dias.