sexta-feira, 21 de março de 2014

Escola Nelson dias: frutas, verduras e legumes na passarela



Para ver mais fotos, clique no link na coluna à direita
“Nós somos o que comemos”. A frase já é emblemática para adultos, imagine para crianças de 3, 4 e 5 anos de idade. Assunto recorrente na mídia, com a apresentação de programas que tratam exclusivamente sobre o tema, a maneira correta de se alimentar e de alimentar os filhos visando uma vida mais saudável tem preocupado muitos pais e especialistas. Foi pensando nisso que gestores e professores do Centro Municipal de Educação Infantil Nelson Dias criaram o projeto Alimentação Saudável.
A intenção, de acordo com a diretora da Escola, Rosineide Marcolino, foi traduzir a frase, estampada na entrada de uma das salas de aula, para as crianças. O resultado não poderia ter sido melhor.
Durante toda a semana, os professores trabalharam com os 211 alunos da Nelson Dias as propriedades dos alimentos, a identificação dos alimentos, as diferenças entre frutas, verduras e legumes e principalmente qual tipo de alimentação é mais saudável.
E o projeto não ficou só no papel não. Segundo Rosineide, durante toda a semana o cardápio da merenda escolar foi o mais variado possível, incluindo aí, as verduras e legumes tidos como os “bichos-papões” da alimentação infantil. Só deu quiabo, jiló, beterraba, couve e almeirão no pratinho da criançada.
“Nosso objetivo foi o de conscientizar os alunos desde a primeira infância à alimentação saudável. Reconhecer os alimentos e saber selecionar os alimentos saudáveis para ter uma vida saudável. Muitas crianças diziam que não gostavam de quiabo, por exemplo, mas bem feitinho elas comeram e repetiram”, lembrou a diretora da Nelson Dias.

Desfile de verduras
O projeto culminou com atividades no pátio da escola nesta sexta-feira (21). Os alunos fizeram apresentações musicais com as professoras seguidas de um desfile de frutas, verduras e legumes, com as crianças fantasiadas de batata, banana, tomate, beterraba, entre outros. Foi uma verdadeira festa da alimentação saudável.
Por fim, foi servido um café-da-manhã com muitas frutas frescas e sucos naturais.