quarta-feira, 2 de julho de 2014

Alunos do Município recebem prêmios do MP/RO


A Crislaine estava dançando quadrilha, mas os olhinhos não desgrudavam do portão da Escola. É que na manhã desta terça-feira, 1º de julho, a aluna do 5º ano da Escola Almir Zandonadi, no bairro Novo Horizonte, receberia o prêmio de melhor redação do Concurso de Redação – “Direitos Conquistados pelos Idosos”, do Ministério Público de Rondônia.

A aluna Crislaine Cristina Silva de Oliveira, 10 anos, participou do Concurso do MP/RO e teve sua redação escolhida como a melhor entre as 13 escolas da Rede Municipal de Ensino inscritas no Concurso.
O Concurso do MP foi dividido em dois segmentos, o primeiro com alunos do 1º ao 5º ano e o segundo segmento com alunos do 6º ao 9º ano.
Rayna K. da Costa Rolim, aluna do 8º ano da Escola Irineu Dresh, foi a vencedora do Concurso pelo 2º Segmento. Crislaine e Rayna ganharam celulares como prêmios pelas redações.
No intuito de incentivar ainda mais a participação de alunos da escola públicas do Município em concursos que ajudem no desenvolvimento escolar, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), que criou comissão especialmente para a avaliação das redações, resolveu premiar também as segundas melhores redações.
As alunas Aline Rodrigues Raash, do 5º ano da Escola Jandinei Cella, e Luciléia Area Soares, do 9º ano da Escola Antônio Prado foram as segundas colocadas no Concurso de Redação do PME nas categorias 1º e 2º Segmentos, respectivamente.

Cidadania
“É importante cuidar dos idosos e não maltratá-los”, explicou Crislaine, que disse que adora ler historinhas, principalmente, “quando começa a contar de uma vida que vira realidade”.
Orgulhosa, a mãe da aluna, Elisangela Silva Segundo, deu pistas do que fazer para despertar o interesse da criança pela leitura. “Sempre que podia eu lia alguma coisa para a Cris, contava historinhas e ela cresceu gostando de ler. A gente dava livrinhos, gibis pra ela ler e ela adorava”.
Prova de que o conhecimento advindo da leitura é uma das ferramentas para a construção da cidadania, a mãe da Crislaine acaba de ser eleita presidente da Associação de Pais e Professores da Escola Almir Zandonadi.

“Nós, enquanto educadores, temos que incentivar a participação dos nossos alunos nestes tipos de evento. A escola tem que aproveitar os concursos que incentivam as crianças e que auxiliam na aprendizagem”, concluiu a diretora da Almir, Viviane Andrade.