quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Momentos cívicos reforçam cidadania e alertam ao trânsito


Os momentos cívicos que estão sendo realizados durante a Semana da Pátria em Ji-Paraná servem para reforçar o sentimento de cidadania. Este ano, em especial, além do civismo, os eventos têm servido de alerta para os perigos no trânsito.
Na segunda-feira, a abertura da Semana da Pátria aconteceu no 2º Batalhão da Polícia Militar. Todas as autoridades se pronunciaram em favor de uma maior atenção e responsabilidade no trânsito.
Na terça-feira, o ato cívico aconteceu na sede da Administração Municipal, Palácio Urupá. O secretário de Governo, Ari Saraiva, representando o prefeito Jesualdo Pires, ausente por questões de agenda, salientou a importância de se reverenciar a Pátria e destacou a importância do tema “Educação para o trânsito – respeitando vidas!”, escolhido pela Comissão do 7 de Setembro, presidida pela superintendente de Gestão da Secretaria Municipal de Educação – Semed, professora Ana Martins Papa.
Ontem, quarta-feira, foi a vez da 3ª Ciretran/Ji-Paraná. Autoridades discursaram sobre cidadania e sobre os perigos do trânsito na cidade, evidenciando números alarmantes com relação a acidentes de trânsito.
Chamou à atenção a apresentação de um coral da escola municipal Jamil Vilas Boas, com a dedicação das professoras Jaqueline e Ana, e da execução do Hino Nacional Brasileiro por um dueto de cordas da Orquestra em Ação.
Hoje, o ato cívico foi realizado na escola estadual 31 de Março e contou com apresentações de alunos da própria escola.
Amanhã, sexta-feira, o ato cívico acontece na Escola Municipal Mário David Andreazza, localizada no bairro BNH.

Pit stops
No sábado, a Comissão programou a realização de dois pit stops, um no 2º Distrito, na Avenida Brasil, cruzamento com a T-4, e outro no 1º Distrito, na Avenida Marechal Rondon, no cruzamento com a Rua dos Mineiros.

Desfile de 7 de Setembro
E no domingo, acontece o Desfile de 7 de Setembro, a partir das 8 horas, na Avenida Marechal Rondon, próximo ao Feirão do Produtor.
Dezesseis escolas municipais participarão do Desfile levando à Marechal Rondon aproximadamente mil alunos. Doze escolas estaduais confirmaram presença e mais cinco entidades privadas.
Este ano seis fanfarras se apresentarão no desfile: a Banda Marcial Antônio Bianco, a Fanfarra da Escola Edilce de Freitas, a Fanfarra da Escola Marechal Rondon, a Fanfarra da Escola Aluízio Ferreira, a Fanfarra Desbravadores e Fanfarra da Escola Júlio Guerra.