sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Dia das Crianças: muita criatividade nas escolas municipais






Todas as escolas da Rede Municipal de Ensino comemoraram o Dia das Crianças hoje, sexta-feira, uma vez que o dia 12 de outubro deste ano cai no próximo domingo. Sempre buscando um diferencial na prática educativa, aliando o lúdico ao didático, algumas escolas inovaram e fizeram da data uma verdadeira festa da educação.
Por iniciativa da direção da escola Almir Zandonadi, por exemplo, alunos da escola Jamil Vilas Boas foram convidados a compartilhar o Dia das Crianças.
A diversão começou logo cedo, no transporte dos alunos da Jamil até a Almir Zandonadi. A Escola Jamil Vilas Boas está localizada no bairro Duque de Caxias, próximo à ponte sobre o Rio Machado. Já a Almir Zandonadi está localizada do outro lado da cidade, no bairro Novo Horizonte. “Foi uma viagem legal. Nunca tinha vindo para esta parte da cidade”, comemorava uma aluna da Jamil ao descer do ônibus escolar.
Enquanto isso, na Almir Zandonadi, os alunos aguardavam impacientes a chegada dos novos colegas para brincar. As meninas formaram equipes para brincar de queimada, escola contra escola. Os meninos se organizaram em times para disputar partidas de futsal na quadra novinha da Almir. Foi uma diversão só. Ao final, todos confraternizaram com muito bolo, suco e outras guloseimas.
“Foi uma experiência maravilhosa. A integração entre alunos de bairros tão distantes, tão diferentes, foi enriquecedor para os alunos das duas escolas”, disseram Vanessa Leite, diretora da Jamil Vilas Boas, e Cícera Geane, vice-diretora da Almir Zandonadi.

Leitura como pano de fundo
Na Escola Jandinei Cella, até a diretora, Jane Acco, se vestiu de fada para entrar na fantasia dos alunos. A festa do Dia das Crianças foi escolhida para as apresentações do projeto “Despertando a Imaginação Através da Leitura”.
Um palco foi improvisado no centro do pátio e os alunos encenaram pequenas peças teatrais, fizeram leituras e encantaram os pais, que descarregaram as baterias dos celulares de tanto filmar e tirar fotos.
“Este Projeto nós desenvolvemos durante todo o ano. Não podemos dizer que ele culmina hoje, porque a leitura, a aquisição do conhecimento não para nunca. Apenas foi um momento para compartilhar o que eles captaram das leituras que fizeram até aqui”, explicou a “fada” Jane.
Os Centros de Educação Infantil Pedro Gonçalves e Mário Andreazza, das diretoras Eliane Eleutério e Edna Dolores, também promoveram festanças para seus alunos, assim como as outras unidades de ensino de Ji-Paraná.

Data a ser lembrada

“A data coincidiu com a escolha do Prêmio Nobel da Paz deste ano: a jovem paquistanesa Malala Yousafzay, símbolo mundial da luta pelo direito à educação. ‘Uma criança, um professor, uma caneta, um livro...isso pode mudar o mundo’. Essa frase dela nos leva a uma grande reflexão de nosso papel como educadores no dia de hoje”, lembrou Ana Martins Papa, supervisora de Gestão escolar da Secretaria Municipal de Educação – Semed.