quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Multiplicadores do Saber articula novos parceiros para 2015


E a sementinha plantada no 1º Seminário Municipal de Educação do Campo, em outubro de 2013, germinou e deu bons frutos. Entre eles, o Projeto Multiplicadores do Saber, que consiste em curso de formação para professores rurais de Ji-Paraná. Hoje pela manhã, no Auditório do Conselho Municipal de Educação, técnicos da Semed e de vários órgãos públicos das esferas Federal e Estadual e privados ligados ao campo entregaram os certificados aos participantes dos encontros realizados durante todo o ano.
Foram, de acordo com Jordeci Rodrigues, coordenadora de Educação do Campo da Secretaria Municipal de Educação - Semed, 8 encontros no período de abril a novembro deste ano. Ao todo foram trabalhados 16 temas nos encontros.

Como tudo começou
No início do ano, uma comissão pró-educação do campo, reunindo professores, pais de alunos, gestores e técnicos da Semed foi formada e dela surgiu a proposta do curso de formação com a participação de técnicos da Semagri, Seagri, Idaron, Emater, Ceplac, Faperon, Fetagro, Sindicato dos Produtores Rurais e Escola Família Agrícola-EFA/Itapirema.
No primeiro módulo do Curso foi realizada a abertura do evento, a acolhida dos participantes e a apresentação do Projeto Multiplicadores do Saber. Em um segundo momento, foi realizado o levantamento de temáticas do Curso, levando-se em conta a grade curricular e as necessidades dos professores. Em seguida foi construído o cronograma geral do Curso, com temas, datas e módulos.

Os frutos para 2015
Ainda segundo Jordeci já está tudo encaminhado para dar continuação ao Projeto no próximo ano. Novos parceiros foram convidados a participar do Projeto, entre eles, a Universidade Federal de Rondônia, Unir, campos de Ji-Paraná, definida pela coordenadora da Semed como de suma importância para o Projeto.
Quanto à aplicabilidade do que foi trabalhado com os professores nos encontros, Jordeci afirmou que “já este ano teve escolas que trabalharam algumas orientações dos técnicos com acompanhamento deles em sala de aula”, citando como exemplos as atuações das escolas Bárbara Heliodora, localizada na 4ª Linha da Gleba G, e a Paulo Freire, localizada na Linha 153, Setor Ouro Preto.

Os oito temas trabalhados com os professores do campo foram: Raiva e Vaca Louca (Idaron), Recomposição de Matas ciliares e Agricultura Orgânica (FEFA e Idaron), Agrotóxicos e Valorização do Homem do Campo (Idaron e STTR), Manejo de Conservação do Solo e Água e Higiene e Saúde Pública )Emater e Idaron), Agricultura Familiar e Brucelose (STTR e Idaron), Agroecologia e Doença de Aves (Emater e Idaron), Agroindustrialização e Comercialização e Equíneos (Emater e Idaron) e Febre Aftosa e Varíola Bovina (Idaron e EFA).