A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da
Secretaria Municipal de Educação – Semed, Superintendência de Ensino, Gerência
de Educação Especial, realiza de quarta-feira (29) a sexta-feira (31) a
primeira etapa do Curso Altas Habilidades/Superdotação. O curso tem por
objetivo capacitar professores, orientadores e supervisores para investigar
indicadores de altas habilidades/superdotação e/ou talentos em alunos
matriculados na Rede Municipal de Ensino, com o intuito de identificar,
orientar, suplementar e enriquecer o currículo do aluno superdotado.
A Lei de Diretrizes e bases da Educação Especial constitui as Altas Habilidades/Superdotação uma das áreas da Educação Especial a fim de orientar a atenção necessária a estas crianças.
O Curso está abordando o referencial teórico,
a fundamentação legal, as metodologias e estratégias pedagógicas que visam o
desenvolvimento de alunos com altas habilidades/superdotação.
As formadoras do Cursão são a Pedagoga mestra
em ciências da linguagem pela UNIR, especialista em Psicopedagogia pela
Faculdade do Amazonas, Maria Sueli Martins e a Pedagoga especialista em Arte
Aplicada a Educação e em Atendimento Educacional Especializado, Lucimar Ribeiro
Rodrigues.
“Este primeiro momento será de sensibilização
na parte de identificação desses alunos. Como que esses alunos se portam lá na
sala de aula junto com outras crianças. Tem muito mitos atribuídos a esses
alunos com altas habilidades/superdotação e eles passam às vezes como aqueles
que não querem nada com nada, bagunceiros…são vários itens que às vezes podem
chamar a atenção e as habilidades deles passam despercebidas pelos professores,
pelos orientadores das escolas”, explicou Maria Sueli.
Já para a superintendente de Ensino, Edilaine
Alves da Silva Nogueira, representante da secretária Leiva Custódio Pereira,
“essa iniciativa faz parte do compromisso que temos com os diversos setores da
Educação. O aluno especial não é só aquele que tem dificuldade na aprendizagem,
mas também aquele que está acima da média e precisa estratégias que permitam
desenvolver suas habilidades. O município nunca teve um curso de formação nessa
área e esse é o início de um longo processo de construção do atendimento ao
aluno com altas habilidades/superdotação”.