quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Semana da Educação: participação supera expectativa


“A nossa III Semana da Educação tem sido extremamente produtiva”. A afirmação foi feita na última quarta-feira (4) pela secretária de Educação do Município, Leiva Custódio Pereira sobre o evento que foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação – SEMED na primeira semana de novembro, no auditório do Instituto Federal de Rondônia – IFRO. A Semana da Educação reuniu técnicos, gestores, supervisores, orientadores, professores e alunos em colóquios que põem em debate a educação em Ji-Paraná em todas as esferas, seja ela pública ou privada.
A abertura da III Semana  da Educação aconteceu na noite da terça-feira (3). Na quarta-feira pela manhã aconteceu uma mesa redonda com o tema “Educação, Formação e Identidade: Compreendendo as Competências do Supervisor e Orientador Educacional”, tendo como mediadora a educadora Neidimar Vieira Lopes Gonzales. O assunto provocou a participação do público em discursos acalorados em defesa da profissão.

Exposição de projetos
Seguindo a programação do evento, representantes de escolas apresentaram em banners os trabalhos desenvolvidos em suas respectivas unidades de ensino. Destaque para a Escola Estadual Rio Urupá, com o Projeto de Literatura de Cordel, desenvolvido pela professora de Língua Portuguesa Luzitany Medeiros de Figueiredo com apoio dos professores Valcir de Souza Coutinho e Márcio Lucas. O projeto teve por objetivo levar aos alunos o conhecimento da literatura de cordel e a xilogravura, trabalhando ao mesmo tempo a leitura, a escrita e a métrica dos versos do cordel.
Destaque também para o Projeto Escrevendo Para Um Amigo, numa parceria das escolas municipais Jamil Vilas Boas e Tupi, desenvolvido pelas professoras Bruna Monteiro Marinho, Kesi Daniela Andrade Miranda e Rosely Freitas da Silva. Neste projeto, depois de trabalhado o gênero textual, os alunos das duas escolas produziram e trocaram cartas entre eles.
Ainda na quarta-feira, na parte da tarde, os participantes da Semana da Educação participaram de grupos de trabalho onde foram apresentados os artigos científicos. Também ocorreram palestras sobre Educação Especial.
Na quinta-feira (5), as atividades foram nas próprias escolas. O Centro Municipal Maria Antônia, por exemplo, desenvolveu o projeto “Memorial Professora Maria Antônia: O Conhecimento Não Ocupa Lugar”, com a participação de antigos moradores do bairro e até com uma parente da professora homenageada com o nome da escola.
Na Escola Jandinei Cella, a leitura foi o tema escolhido pelos gestores. Peças teatrais foram encenadas contando historinhas do universo infantil.
No último dia do evento, sexta-feira, dia 6, a programação da Semana da Educação seguiu com mesa redonda de encerramento, debates e instalação do Fórum de Acompanhamento do PME. Uma avaliação do evento também foi feita com vistas à Semana da Educação do próximo ano.