sexta-feira, 15 de abril de 2016

Escola Jamil recebe reforma e estação de tratamento de esgoto


A Escola Jamil Vilas Boas, que atende 114 alunos do Ensino Fundamental e mais 25 crianças no Pré-Escolar, recebeu investimentos de aproximadamente R$ 210 mil, recursos próprios do município. A solenidade de reinauguração ocorreu na manhã desta segunda-feira (11) com a presença do Prefeito Municipal Jesualdo Pires, do Vice-Prefeito Marcito Pinto, da Secretária Municipal de Educação Leiva Custódio e do Secretário de Governo Ari Saraiva, dos vereadores Nilton Cezar, Márcia Regina, Silvia Cristina, C. Gomes, Edilson Vieira e Ida Fernandes, além de pais, professores e alunos.
Há vários anos que a comunidade escolar da Jamil sonhava com melhorias. A escola sempre teve problemas com antiga fossa séptica. Todos os anos em que o Rio Machado transbordava a escola sofria com inundação e a fossa causava grandes transtornos. A estrutura física da unidade escolar também precisa de reparos estruturais.
Visando essas melhorias, a Prefeitura investiu na construção de uma estação de tratamento de esgoto em substituição a fossa séptica. O moderno sistema de esgoto isenta do local o odor, os gases nocivos à saúde e a aproximação de insetos, além da capacidade de absorção de altas cargas orgânicas e vazões de dejetos. Hoje mesmo em caso de cheia do Rio Machado, a escola não terá os antigos problemas.
Também foi comprada uma nova caixa d’água em inox com capacidade para 20 mil litros de água. Também foi trocado parte do telhado da escola, feita a pintura interna e externa e a urbanização de todo o espaço escolar com construção de calçadas e jardins. O piso do pátio também foi refeito e agora a escola conta com um novo bebedouro. O refeitório, por sua vez, recebeu pilares,  o teto foi replanejado; e as salas administravas, as salas de aula, de vídeo, de leitura, o laboratório de informática, além do estúdio da rádio da escola, todos receberam melhorias com a reforma.
A secretária municipal de Educação, Leiva Custódio, informou que desde o inicio da gestão está sendo realizado um grande esforço da gestão municipal para melhorar as estruturas das unidades de ensino. “Nossa intenção é que no final de quatro anos Ji-Paraná toda a rede de ensino tenha recebido investimentos”, projetou Leiva. Para a diretora da Jamil Vilas Boas, professora Vanessa Leite, os investimentos feitos pela prefeitura representam a realização de um sonho. “As pessoas que conheceram a Jamil antes desta reforma sabem como sofríamos com a falta de estrutura”, reforçou. Já o vice-prefeito Marcito Pinto ressaltou a importância de tornar os ambientes escolares um local agradável e prazeroso. “Tenho certeza que os alunos, a partir desta nova estrutura, passarão a ter ainda mais prazer em vir para escola e, com certeza, apreenderão com mais facilidade”, disse.
Ao finalizar as falas das autoridades, o prefeito Jesualdo Pires fez um balanço das obras de sua administração no setor de educação. Segundo Jesualdo, com a escola Jamil, já foram entregues 14 obras, sendo 11 escolas reformadas e ampliadas, três escolas novas construídas. “Temos ainda as escolas Ulisses Matosinho, a Marido David Andreazza e a ampliação da Ariel Vieira Hilgert para serem entregues nos próximos dias. E temos duas novas em construção e outras cinco escolas em processo de licitação”, enumerou Jesualdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agenda SEMED 2018