quarta-feira, 8 de junho de 2016

Educação de Ji-Paraná deverá ter mais de mil vagas ainda este ano

Construção de uma unidade escolar no bairro Copas Verdes
Construção de unidade escolar no bairro Jardim dos Migrantes
Construção de unidade escolar no bairro União II
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), pretende abrir 1.100 novas vagas na educação municipal até o final deste ano de 2016. São 864 vagas para alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, faixa etária de 6 a 10 anos, e 240 vagas para o Pré-escolar I e Pré-escolar-II da educação infantil, faixa etária de 3 a 5 anos. Estão sendo investidos aproximadamente 3,7 milhões na construção de três novos centros educacionais, nos bairros União II, Jardim dos Migrantes e Copas Verdes, todos com previsão de serem entregues ainda no segundo semestre deste ano. Os recursos são oriundos do governo federal, com contrapartida do município.

As novas unidades educacionais contarão com salas de aula, salas administrativas, setor pedagógico, salas de multimeios, biblioteca, brinquedoteca, banheiros adaptados, pátio, almoxarifado, cozinha, refeitório, despensa e sala de descanso. A estrutura obedece aos critérios de acessibilidade exigidos pelo Ministério da Educação e os refeitórios e cozinhas já obedecem as normas da vigilância sanitária.
A secretária municipal de Educação, Leiva Custódio Pereira, expôs que a ampliação do número de vagas era um dos principais desafios enfrentados desde o início da gestão em 2013. “A cidade ficou muitos anos sem ter uma política de criação de novas vagas para educação municipal. Porém, o município continuou crescendo e, evidentemente, aumentando a demanda por vagas. Durante o recenseamento escolar, realizado em 2013, ficou evidente que precisávamos ampliar nossa oferta de vagas nas unidades escolares. Tomamos como providência ampliarmos as escolas existentes e iniciarmos a construção de novas unidades. Nossa intenção é dobrar o número de vagas em quatro anos”, projetou Leiva.
O prefeito municipal Jesualdo Pires (PSB) ressaltou que a educação em Ji-Paraná vem avançando muito nos últimos anos. Ele afirmou que as melhorias não estão apenas nas estruturas físicas e nem somente nos novos mobiliários adquiridos, mas também na capacitação e valorização dos servidores, inclusive nos reajustes salarias que foram concedidos nos anos anteriores. O prefeito lembrou que mesmo com dificuldade financeira, a prefeitura tem conseguido cumprir o pagamento do piso nacional dos professores. “Temos muitas ações que no dia a dia, não são tão valorizadas, mas que dispõem de muitos recursos. Na alimentação escolar, por exemplo, estamos pagando de contrapartida quase R$ 400 mil, já que o Governo Federal repassa um valor pífio para os municípios. Este ano atingimos a marca recorde de adquirir 42% da merenda diretamente da agricultura familiar. Estamos garantindo para o PROFAE (Programa Financeiro de Autonomia Escolar) mais de R$ 600 mil, atendendo mais 6.800 alunos. Temos o único centro especializado para educação de alunos autista da região norte do País que é mantido com recursos do município. Este ano mesmo com queda na arrecadação, conseguimos garantir o pagamento do piso nacional dos nossos professores”, exemplificou Jesualdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agenda SEMED 2018