segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Zeladoras recebem palestra sobre ergonomia




“Eu nem sabia que, como o doutor falou, tem jeito certo pra agachar, pra pegar as coisas, pra se levantar. Estou aprendendo muitas coisas diferentes”. A frase foi de Gilda Oliveira Pinto, servidora da Escola Edson Lopes, 16 anos trabalhando como zeladora. O “doutor” que ela se refere é o fisioterapeuta Alan Heringer Silva, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, que na última sexta-feira, dia 5, abriu os trabalhos com uma palestra sobre ergonomia, na capacitação para zeladoras realizada pela Secretaria Municipal de Educação – SEMED, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil, UAB, polo Ji-Paraná.
Pelo menos 40 zeladoras receberam orientações sobre doenças e lesões relacionadas ao trabalho e a melhor maneira de executar algumas tarefas comuns à sua rotina de trabalho. Esta, de acordo com Antônia Lúcia, diretora da UAB, foi a primeira turma de duas ou três outras que serão programadas, uma vez que são mais de 150 servidoras nesta função na Secretaria de Educação e, por motivos óbvios, elas não podem se ausentar todas ao mesmo tempo das escolas para receberem a capacitação.
“Para lembrar a importância da zeladora é só elas se ausentarem das escolas por alguns dias. Sem elas, imagine as condições que ficam os banheiros, as salas de aula, o pátio. Penso que todo servidor, não importa qual a função que desenvolve dentro da máquina administrativa, tem o direito de receber capacitação, receber conhecimentos específicos à função que desenvolve. As zeladoras não podem ser exceção”, disse a secretaria Leiva Custódio Pereira, presente à abertura do evento, bem como o secretário de Governo Ari Saraiva, representando o chefe do Executivo Municipal.
Ainda no mesmo dia, as servidoras assistiram à palestra da psicopedagoga Maria Cecilia Corrêa de Souza, sobre motivação para o trabalho e os cuidados com o aluno deficiente.

Num segundo momento, conforme explicou Antônia Lúcia, elas receberão orientações sobre economicidade e rotina de serviço.