sexta-feira, 26 de maio de 2017

Curso de Libras forma primeira turma de 2017


A cerimônia de encerramento do Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras) de 2017 realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) ocorreu na noite da última terça-feira(23), no Auditório da própria Secretaria. Nesta etapa participaram 61 pessoas entre servidores da Rede Municipal de ensino e membros de diversos segmentos da comunidade ji-paranaense.

De acordo com a superintendente de Ensino da Semed, Edilaine Nogueira, há anos a Secretaria vem promovendo este curso em três etapas, o Básico, o Intermediário e o Avançado, por meio da Gerência de Educação de Surdos, que tem uma equipe “mais que comprometida”.
A última a se juntar ao grupo da Gerência, como explica Edilaine, foi a professora Jaqueline Custódio Chagas Soares, que, junto com a equipe, conseguiu reduzir o índice de evasão do curso, chegando ao final desta primeira etapa este ano com quase cem por cento dos inscritos.

Acessibilidade
Das 61 pessoas que receberam o certificado de conclusão do Curso Básico de Libras esta semana, além de professores e servidores de diversos setores da Rede Municipal de Ensino, público alvo da formação, participaram também cuidadores, pessoas com caso de surdez na família, psicólogas, comerciantes, estudantes de enfermagem, entre outros.
“Abrimos vagas inicialmente aos profissionais da Rede Municipal de Ensino, mas, havendo vagas, nós disponibilizamos o Curso para a comunidade em geral, uma vez que o objetivo maior é sempre o de promover a acessibilidade das pessoas surdas”, afirmou a superintendente de Ensino.
A próxima etapa do Curso de Libras tem data marcada para iniciar no próximo dia 6, na Semed. Lembrando aos interessados, que, para cursar o Intermediário, é necessário ter feito o Básico este ano ou em anos anteriores.