segunda-feira, 23 de abril de 2018

Educampo é uma das dez práticas que representará o Estado em Fórum Nacional em Brasília/DF



O Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Ji-Paraná – Semed foi o local escolhido na última sexta-feira, dia 20, para sediar o Fórum Estadual de Educação do Campo – FOEEC/Rondônia com o objetivo principal de preparar os estados para participar do Encontro dos 20 anos do Pronera (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária), criado em abril de 1998 pelo Ministério Extraordinário de Política Fundiária. À época várias universidades federais discutiam a participação das instituições de ensino superior no processo educacional nos assentamentos.

De acordo com as orientações do Fórum, o objetivo é a mobilização de todas as instituições ligadas direta ou indiretamente à educação no campo em Rondônia para uma participação “ativa e efetiva” no Fórum Nacional de Educação do Campo – FONEC, encontro comemorativo marcado para o período de 12 a 15 de junho próximo, em Brasília-DF.
O encontro na Semed contou, entre outras atividades, com uma conferência proferida pela Professora Doutora Isaura Conte, do Departamento de Educação da Universidade Federal de Rondônia – Unir/Ji-Paraná seguido de um debate sobre a contextualização, desafios e perspectivas destas duas décadas de Pronera e Educação do Campo.
Segundo a coordenadora do Projeto Educampo, da Semed, Janete Araújo Pereira, a intenção era que durante o Fórum fossem mapeadas e mobilizadas 10 práticas educativas/experiências para serem socializadas no encontro nacional em Brasília. Ficou confirmada a participação do Educampo no encontro nacional. As outra nove práticas educativas ainda deverão ser selecionadas até o final do próximo mês em posteriores encontros.
O Educampo foi escolhido por estar em acordo com os critérios estabelecidos pelo FONEC, entre eles, o de expressar a diversidade de experiências e da construção curricular das concepções e práticas de Educação do Campo; representar as ações fomentadas pelo PRONERA; e representar a diversidade de sujeitos organizados em movimentos e povos que compõem a Educação do Campo.