terça-feira, 3 de abril de 2018

Prefeitura de Ji-Paraná entrega reforma e ampliação da Escola Rural Antônio Prado



Os investimentos na reestruturação da Escola Municipal Antônio Prado, localizada no final da linha 206, área rural de Ji-Paraná, chegam a R$187 mil, recursos próprios da Prefeitura de Ji-Paraná. A unidade escolar foi ampliada e totalmente reformada, e conta com uma subestação de energia e aparelhos de ar condicionado para todas as salas de aula e dependências administrativas.
A Antônio Prado será a próxima escola da rede municipal a receber o Projeto Educampo, que leva para a comunidade escolar uma nova metodologia e diretrizes de ensino voltadas a realidade dos filhos de produtores.

Entre outras melhorias recebidas pela escola está a construção dos canteiros para a horta, uma quadra de areia para atividades esportivas, dois depósitos, uma lavanderia e uma dispensa para a horta; todo o muro no entorno da escola foi recuperado, assim como o beiral dos blocos que compõem a escola; foi feita a drenagem de todo o pátio, que antes acumulava muita água da chuva; foi feita a reforma da estrutura da caixa d´água e refeito todo o forro das salas de aula; o espaço da merenda também foi otimizado, bem como readequada toda a cozinha e construída uma nova despensa; os bebedouros foram reformados; os banheiros foram revisados e readequados; foram construídas rampas de acessibilidade e toda a escola ganhou uma nova pintura.
A escola recebeu ainda um laboratório de informática, novas mobílias e utensílios para a cozinha, como freezer, fogão e liquidificadores industriais e geladeira.
O prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB), ressaltou que com a entrega da reestruturação da Antônio Prado, faltam apenas três escolas da Rede Municipal para receber obras de reforma, a Edson Lopes, a Parque dos Pioneiros e a Nelson Dias. 
“Já concluímos e entregamos 38 obras, somente na pasta da Educação. Estão faltando apenas três unidades da nossa rede de ensino para receber investimentos, mesmo assim, essas melhorias já estão todas planejadas para acontecerem este ano”, lembrou Jesualdo.
Já a Secretária de Educação, Leiva Custódio, enalteceu o desempenho dos estudantes da escola na avaliação do Ideb. A escola recebeu nota 6.8 na última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e está entre as melhores avaliações da Região Norte. 
“Essa nota mostra o comprometimento de todos, pais, alunos e professores. Tem escola na área urbana que possuem estruturas muito maiores que a Antônio Prado e possuem nota 4,3. Não é a estrutura física o que mais importa em uma escola. O que importa é comprometimento de cada um, buscando a qualidade no ensino. A cidade de Ji-Paraná tem orgulho de todos vocês. Esta escola é um exemplo a ser seguido”, reconheceu.
Na solenidade, além de representantes da Associação de Produtores Aspruse e da Associação de Pais e Professores, estiveram presentes os vereadores Ademilson Procópio, Cláudia de Jesus e Izaías Arnica.