sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Chuvas atrapalham, mas não paralisam atividades na Rede Municipal



As fortes chuvas que têm ocorrido em toda Região Central do Estado têm causado transtornos à educação em Ji-Paraná, mas, por enquanto, conforme analisou a secretária municipal de Educação, Leiva Custódio Pereira, ainda são percalços que podem e estão sendo contornados.
Até esta sexta-feira, 22, das escolas da área urbana, apenas na escola Jamil Vilas Boas, localizada no bairro Duque de Caxias, as aulas tiveram que ser interrompidas. Na segunda-feira, a diretora da Jamil, Vanessa Leite Barbosa explicou que até chegou a abrir os portões da escola, mas poucos alunos se apresentaram.
“Iniciamos os preparativos para as aulas, fui para a frente do portão, mas apenas oito alunos conseguiram chegar à escola”, disse a diretora.
 Vanessa explicou ainda que diferentemente do ocorrido em anos anteriores em que foram registradas cheias do rio Machado, as águas não chegaram a invadir a escola, uma vez que a Prefeitura realizou obras nas ruas no entorno da unidade visando evitar a alagação. Porém, as águas chegaram próximo ao portão e praticamente “ilhou” a escola.
“Dessa vez os alunos é que não conseguiram sair de casa para assistir às aulas. A maioria dos bairros em que residem nossos alunos estão alagados”, concluiu a diretora da Jamil.
A par da situação, Ana Maria Martins Papa, da Superintendência de Gestão, disse que por enquanto as aulas podem ser repostas, bastando uma adequação no Calendário Escolar daquela Unidade, sem prejuízo para os alunos.
Ainda nesta sexta-feira, a forte chuva que iniciou na madrugada e perdurou por toda a manhã causou uma enxurrada que derrubou aproximadamente 15 metros do muro nos fundos da Escola Ruth Rocha. O incidente ocorre fora do horário escolar e ninguém se machucou. Hoje pela manhã a escola recebeu os alunos normalmente.
De acordo com a secretária Leiva Custódio, a reconstrução do muro, bem como as obras de drenagem, deverão ser iniciadas em regime de urgência com recursos próprios do Município.


Área Rural
Quanto às escolas da área rural de Ji-Paraná, segundo Marcos Gross, da Superintendência de Apoio Técnico – Sugat, responsável pelo transporte escolar, apenas a escola Pérola, localizada na Linha 98, Setor Riachuelo, teve suas atividades interrompidas por causa das chuvas, de quarta-feira, 20, para cá. Nas outras escolas as aulas seguem normalmente, com algumas dificuldades para acessar algumas Linhas, algum atraso na chegada dos alunos nas unidades de ensino, mas nada que forçasse a paralisação das atividades.