A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da
Secretaria Municipal de Educação – Semed, tem mantido uma parceria com o
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, campus
de Ji-Paraná, desde de 2018 com a participação de alunos do curso Técnico de
Informática e os estudantes da Educação Integral da Escola Celso Augusto Rocco,
localizada no bairro Habitar Brasil.
De acordo com Gleidson Guardia,
professor dos cursos de Informática e chefe do Departamento de Ensino do IFRO,
o Projeto Informática Básica é dividido em dois momentos, o primeiro, às
segundas-feiras, quando os alunos do 3º ano Maria Selma Souza Tavares, William
Gomes Nunes e Wanderson de Oliveira Sossai trabalham com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Celso Rocco. Com esta turma, que já passou pela Fase I do
Projeto na série anterior, os estudos são mais avançados e eles aprendem sobre
manutenção básica de computadores, introdução à programação, Excel, World e
Power Point aprofundados e softwares de edição de imagem.
Já às sextas-feiras é a vez dos alunos do
2º ano do IFRO Bruno Ribeiro, Rayssa da Silva, Dauany Felix e Willamy Abreu trabalharem
com o 4º ano do Fundamental da Celso Rocco com noções básicas de informática,
digitação e o primeiro contato com alguns dos programas mais utilizados tanto
para tarefas escolares e pessoais quanto em ambientes de trabalho.
O início
Segundo a professora Maristela Bonin,
idealizadora do Projeto de Informática na Celso Rocco, tudo começou com uma
conversa entre ela e o professor Guardia, que demonstrou interesse na parceria,
entrou em contato com os alunos e visitou a escola.
“O professor Gleison trouxe os meninos do
IFRO na escola e eles gostaram muito do Projeto. Logo começamos a estruturar a
parte pedagógica. Na verdade é também um projeto de serviço social. Aqui é
muito longe para as crianças fazerem um cursinho desses. Os pais precisariam se
deslocar até o centro. Com o projeto, elas têm esse cursinho básico de
Informática na escola, no horário da aula. Uma coisa é a criança ter acesso ao
computador, tablete, celular indiscriminadamente, do jeito que ela quer, outra,
é quando a criança tem o conhecimento correto, o que e como ela pode fazer uso
do equipamento. Nos emocionamos no final do ano da alegria dos pais em ver o
certificado de um cursinho nas mãos dos filhos”, lembrou Maristela.
Bom para todos
“Está sendo muito proveitoso o projeto
que estamos desenvolvendo na Celso Rocco, tanto para os alunos do IFRO, que têm
a oportunidade de pôr em prática tudo que aprendem na teoria e ainda
desenvolvem uma metodologia de ensino/aprendizagem, quanto para as crianças da
escola, pois eles têm a oportunidade de aprender a usar corretamente o
computador, aprendem a navegar na Internet com segurança e o uso consciente
tanto da Internet quanto do equipamento. É uma aprendizagem que vai servir
tanto para a vida escolar quanto para vida pessoal e até profissional
futuramente”, destacou o professor do IFRO.
Para a diretora da Celso Rocco, Ana
Paula da Silva Albuquerque, o projeto Informática Básica tem um significado
especial, uma vez que a escola oferece o Ensino Integral e precisa ter no
currículo mais do que a aula regular.
“Penso que o Projeto tem
proporcionado conhecimento para os dois lados, tanto para os alunos do IFRO
quanto para os nossos alunos. A Prefeitura fez um grande investimento em computadores
para as escolas e para nós vieram 10 máquinas que precisávamos utilizá-las da
melhor forma possível. O projeto tem mudado a vida dos nossos alunos, pois
antes eles viam as máquinas apenas como aparelhos de videogame, agora, eles as
utilizam como recurso pedagógico. Conseguimos otimizar a recuperação paralela,
conteúdos…muitos de nós, professores, só tivemos acesso a alguns programas que
eles estão aprendendo a operar na faculdade”, finalizou a diretora.