quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Diretora e professora de Ji-Paraná são destaques em projetos educacionais do Sudeste do País

 

Duas servidoras da Rede de Municipal de Ensino de Ji-Paraná, uma professora da área rural e uma diretora de uma escola de tempo integral da área urbana, foram destaques nacionais este mês. A diretora Ana Paula da Silva Albuquerque foi uma das entrevistadas do Programa Volta ao Novo, do Instituto Ayrton Senna (IAS), e a professora Simoni de Carvalho Santos foi vencedora da categoria Prática Pedagógica Inovadora do Programa de Educação Ambiental da Jauru Transmissora de Energia (PEA JTE).

Simoni inscreveu um dos vários instrumentos desenvolvidos pelo Projeto Educampo na Escola Bárbara Heliodora (localizada na 4ª Linha da Gleba G) no Programa de Educação Ambiental da JTE e recebeu o certificado de reconhecimento da empresa sediada no Rio de Janeiro/RJ na categoria Prática Pedagógica Inovadora. O instrumento pedagógico relatado pela professora Simoni foi a viagem/visita pedagógica, que são agendadas pelos professores com base no Plano de Estudo.

Já a diretora da Escola Municipal Celso Augusto Rocco (localizada no bairro Brasil Novo), Ana Paula, foi convidada pelo Instituto Ayrton Senna, de São Paulo/SP, para ser uma das entrevistadas do Programa de Competências Emocionais Volta ao Novo, projeto realizado em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que tem por objetivo “apoiar secretarias municipais de educação a planejar a retomada às atividades escolares”. O projeto consiste na produção de cinco lives abertas ao público na plataforma Youtube.

Ana Paula participou do segundo encontro, intitulado “Abertura ao novo: como educadores podem se adaptar às mudanças?”. Na live realizada no último dia 21, com 1h10 de duração, a diretora da Celso Rocco foi questionada por Emilio Munaro, do IAS, sobre as “as mudanças, os desafios” enfrentados pelos gestores escolares por causa da pandemia da Covid-19.

“O gestor educacional tem um papel fundamental nesse processo de reinventar a educação. Ele precisa ser aquele agente que pensa ‘fora da caixinha’. Esse profissional passa a ser um influenciador da sua equipe, onde os professores se sintam motivados a também romperem essa barreira do novo, a desenvolverem atividades que exijam sair da nossa zona de conforto”, disse Ana Paula, ao explicar que na Escola Celso Rocco, em especial por ser uma escola de tempo integral, já exigia da equipe gestora esse enfrentamento, essa “busca por inspirações que confrontam a prática usual” mesmo antes da pandemia.