sexta-feira, 1 de abril de 2022

Passeata pelo Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo chama a atenção dos comerciantes

“Nós estamos falando sobre autismo aqui hoje. Lá na China, nos Estados Unidos também estão falando…lugar de autista é em todo lugar, porque tempos atrás eles ficavam presos, tempos atrás eles não podiam sair de casa, tempos atrás eles tinham que ficar fora da sociedade, eles eram excluídos, não podiam ir para a escola porque nós professores não entendíamos, não sabíamos lidar…nós temos que aprender a lidar”. Foram com essas palavras que a diretora do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para Autismo – CMAEE Autismo de Ji-Paraná, Dalva Rosa Paiva Maria abriu o Momento Cívico da Escola Estadual Tiradentes, do bairro nova Brasília, na manhã desta sexta-feira, 1.

Logo após o momento de reflexão, alunos do Centro de Autismo e da própria Escola Tirantes, pais, professores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação - Semed fizeram uma pequena passeata pela Avenida Brasil com faixas e distribuição de folders aos comerciantes e pedestres alusivos ao Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo. A data é lembrada todo dia 2 de abril, porém, algumas escolas prestaram homenagens hoje, dia 1º, por ser o último dia letivo antes da data oficial.
Sábado, dia 2, haverá uma outra passeata desta vez organizada pelas escolas particulares em parceria com o Centro de Autismo e a Secretaria de Educação. A passeata está programada para iniciar às 16h30, com saída da Praça da Bíblia, passando pela Igreja Dom Bosco, Banco do Brasil e retornando à Praça da Bíblia.
A programação segue na próxima semana e duas palestras deverão acontecer nos dias 7 e 8, sendo a primeira direcionada a cuidadores da Secretaria Municipal de Educação – Semed sobre “Estratégias de Regulação e Acomodação para Estudantes com Autismo”, no próprio auditório da Secretaria. A outra é destinada aos pais dos estudantes do Centro de Autismo sobre “Como lidar com filhos com Transtornos do Espectro do Autismo (TEAs)”, na própria unidade de ensino especial.


Texto e imagem 1: Cristian Menezes