quinta-feira, 21 de julho de 2022

Semed promove capacitação para agentes de vigilância focada no atendimento aos estudantes

A Superintendência de Gestão Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu na manhã desta quinta-feira (21) uma capacitação para os 73 agentes de vigilância da Rede Municipal de Ensino. O objetivo da formação é instruir os profissionais quanto suas atribuições dentro das escolas públicas, principalmente com relação ao atendimento aos estudantes.
Você se sente um profissional da Educação? Já se perguntou o que você pode fazer pela escola em que você trabalha? Essas foram algumas das perguntas utilizadas pela superintendente de Gestão, Rosineide Marcolino, para instigar a autorreflexão dos agentes ao longo de toda a formação.
O Cabo PM Sobrinho, do Centro de Instrução Especializada em Segurança (CIESE), foi convidado a ministrar palestra para os agentes de vigilância, abordando especificamente sobre a atitude do agente diante de crises e conflitos e sobre a parte da legislação brasileira que versa sobre a profissão do agente de vigilância.
Já a equipe técnica da Superintendência de Gestão abordou os temas propostos no Plano de Ação elaborado por ela sobre assiduidade, atendimento ao público, postura do profissional na escola e as responsabilidades inerentes ao cargo, além de temas polêmicos como o vigilante ostensivo, preventivo e relações públicas ao mesmo tempo.
“Essa é a segunda capacitação que fazemos com os nossos agentes de vigilância. A primeira fez parte da programação da Jornada Pedagógica, em fevereiro, quando falamos sobre primeiros socorros em caso de acidente nas escolas. Essa capacitação é mais voltada às atribuições deles, pautadas nos editais, especificas da função como profissional em vigilância”, explicou Rosineide.
O desafio, de acordo com a superintende da Semed, é de fazer com que o agente de vigilância se perceba como um profissional da educação acima de tudo.
“É importante que o agente de vigilância busque sempre conciliar como lidar com o público, como manter a escola segura e harmônica e como atender as crianças nas nossas unidades de ensino”, finalizou Rosineide.

Texto e imagem: Cristian Menezes