sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Município deve aplicar avaliação em todas as escolas de Ensino Fundamental ainda este mês


A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está preparando avaliações que serão aplicadas em todas as escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação a partir da próxima semana. A avaliação faz parte do Projeto de Recomposição da Aprendizagem para Ji-Paraná (Prajipa).
Todas as gerentes, coordenadoras e técnicas pedagógicas da Superintendência de Ensino da Semed estão empenhadas na elaboração e impressão das 4.266 provas, aproximadamente 25 mil cópias, que serão aplicadas a partir do próximo dia 8 aos alunos de 1º ao 9º ano matriculados na Rede Municipal de Ensino.
De acordo com técnicos da Semed, a avaliação processual que está sendo aplicada na Rede funciona como um raio-X do ensino e da aprendizagem em sala de aula. O objetivo, segunda a equipe, é mensurar o aprendizado para garantir um ensino eficiente nas escolas públicas do Município.
Esta será a segunda avaliação aplicada pelo Prajipa. A primeira, no início do Ano Letivo, serviu como um diagnóstico da aprendizagem dos alunos durante os dois anos de aulas remotas ou hibridas por causa da pandemia do coronavírus (COVID-19).
O secretário municipal de Educação, Ivanilson Pereira Araújo convocou na manhã de ontem, quinta-feira (04), uma reunião com todos os pedagogos lotados na Semed para “invocar o espírito colaborativo” entre os servidores para a aplicação das mais de 4 mil avaliações, que precisa ser realizada em no máximo duas semanas.
“Só tenho a agradecer a tudo que vocês todos fizeram pela educação até aqui e pedir que sigamos com este espírito de colaboração, de união para vencermos os nossos desafios. Neste momento precisamos muito da cooperação de todos para aplicarmos essas avaliações, que creio, ser parte importante deste projeto que o Prefeito Isaú (Fonseca) tem a oferecer: uma educação de qualidade que seja um marco na história do nosso Município”, enfatizou o secretário Ivanilson.
O Professor Ivanilson fez questão de lembrar que o Prajipa, “está servindo de modelo de projeto de recomposição da aprendizagem para vários municípios de Rondônia, sendo elogiado, inclusive, pelo Ministério Público (MP)”.

Texto e imagem: Cristian Menezes