sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Vale-transporte estudantil para setembro já está disponível

A última semana de cada mês é sempre o melhor período para quem faz uso do transporte coletivo urbano pegar o vale-transporte estudantil. De acordo com técnicos do setor de Vale-Transporte da Secretária Municipal de Educação (Semed), muitos estudantes deixam para pegar a requisição do benefício depois de iniciado o mês e acabam perdendo parte dos vales-transportes a que têm direito.
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Semed, está fornecendo o vale-transporte escolar aos estudantes e acadêmicos do Município. O Prefeito Isaú Fonseca, por meio de Lei aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores, aumentou a quantidade de vales-transportes que podem ser fornecidos pelo Município de 20 para até 35 mil vales-transportes/mês.
Têm direito ao vale-transporte alunos matriculados no Ensino Fundamental, Médio e Superior das redes públicas Municipal, Estadual e Federal, estudantes bolsistas e estudantes de cursos técnicos e profissionalizantes reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
A equipe do setor de Vale-Transporte Estudantil da Semed alertou os estudantes que fazem uso do benefício, que busquem a requisição na Secretária antes do final do mês, uma vez que os vales-transportes são fornecidos para o mês subsequente de acordo com a necessidade de cada beneficiário.
“Nos organizamos e criamos um setor exclusivo para o cadastramento dos estudantes beneficiários do vale-transporte escolar e para o fornecimento das requisições dos mesmos junto à empresa concessionária de transporte coletivo urbano em Ji-Paraná. Só pedimos que os estudantes venham até a Secretaria para retirar as requisições em tempo hábil para que não percam parte dos vales-transportes”, convocou o secretário de Educação Ivanilson Araújo.
 
Passo-a-passo
Para receber o passe estudantil gratuito pela primeira vez, o estudante precisa acessar o site oficial da Prefeitura de Ji-Paraná, navegar até Serviços, Cidadão, Vale Estudante, Área do Estudante, Obter Benefício (Requerimento) e preencher o cadastro e o requerimento; depois é preciso imprimir o requerimento em duas vias originais e levar até a Semed munido do documento impresso devidamente assinado pelo estudante (e pelos responsáveis legais em caso de menor de idade) e mais os seguintes documentos:
1-            Cédulas de Identidade e CPF dos responsáveis (cópia);
2-            CPF (obrigatório), Cédula de Identidade ou Certidão de Nascimento do aluno (cópia);
3-            Comprovante de residência (contas de água, energia elétrica ou telefone) emitida com no máximo 30 dias;
4-            2 fotos 3x4 (recentes e iguais);
5-            Declaração da instituição de ensino (máximo 30 dias) contendo:
- Nome e dados do aluno;
- Nome do curso;
- Duração do curso;
- Período em que estuda;
- Timbrado da instituição de ensino;
- Carimbo e assinatura da Secretaria;
- Data.
Para o estudante que já tem o cadastro, basta se dirigir até a Semed preferencialmente na última semana de cada mês, munido de documentos pessoais, e pegar a requisição dos passes para retirá-los na sede da empresa de transporte coletivo.

Texto e imagem: Cristian Menezes