quarta-feira, 31 de julho de 2013

Aplicação dos recursos da merenda causa boa impressão a técnicos do FNDE



De todos os municípios do Brasil visitados no primeiro semestre deste ano por uma dupla de técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE), Ji-Paraná foi a cidade com melhor desempenho quanto a aplicação dos recursos federais destinados à merenda escolar, comparada apenas a um município do interior de São Paulo, SP. Os técnicos responsáveis pelo monitoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) estiveram em Ji-Paraná no período de 22 a 26 último, em visita de rotina, e voltaram a Brasília (DF) levando daqui além de uma boa impressão, pelo menos dois bons modelos de trabalho que podem ser implementados em outros municípios do País.
Em cinco dias em Ji-Paraná, Jones Fragoso e Felipe Pessoa visitaram 11 escolas da Rede Municipal de Ensino, entre elas a Cantinho do Céu, que atende Maternal e Pré-Escolar, a Jandinei Cella, que atende o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de duas escolas da área rural, a Tupi e a Ulisses Matosinho.
A visita técnica, a segunda em 13 anos, teve por objetivos inspeção e orientações acerca da aplicabilidade dos recursos da União destinados à merenda escolar.
Foram inspecionados desde a estrutura física das escolas, refeitório, cozinha e dispensa de alimentos, até a uniformização, condições de trabalho e higiene pessoal dos servidores envolvidos na elaboração da merenda escolar. Os técnicos também observaram a forma como são acondicionados os alimentos nas escolas municipais e como é feita a manipulação dos alimentos.
Os técnicos do FNDE também verificaram os procedimentos do Município para o recebimento dos recursos federais, como são repassados esses recursos às escolas e como é feita a aquisição dos gêneros alimentícios.

Exemplo para o Brasil
“Eles disseram que gostaram muito do nosso trabalho. Segundo eles, de todos os municípios que visitaram este ano, Ji-Paraná só se compara ao município de Crajuru, em São Paulo. Alguns aspectos do que tem sido realizado aqui, como o plano de trabalho do CMAE e a forma como nossas escolas apresentam seus cardápios às comunidades, eles devem usar como sugestão para outros municípios”, explicou o superintendente de administração da Semed, Valdemir Ricardo da Silva, que acompanhou os técnicos do FNDE durante toda a semana.       
A visita técnica resultará em um relatório que deverá ser elaborado por Fragoso e Pessoa e enviado aos órgãos competentes do Ministério da Educação (MEC) para posteriormente ser transformado em orientações que servirão de parâmetro técnico tanto ao Conselho quanto à própria Secretaria Municipal de Educação (Semed).