sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Prefeitura e PM: parceria contra as drogas em Ji-Paraná



Num país acostumado apenas com ações curativas, a prevenção parece ser inócua. A população não tem a real noção de quão grave é a doença até que apareçam os sintomas. Evitar, antecipar, prevenir...essa é a “batalha” travada nas salas de aula pelos militares-instrutores que participam do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A Administração Municipal não podia se furtar a esse importante compromisso e nesta sexta-feira (6) pela manhã, o prefeito Jesualdo Pires e a secretária de Educação do Município, Leiva Custódio Pereira entregaram os kits que são distribuídos ao alunos da rede pública pelo Programa.
O tenente PM Weslei e o cabo PM Paulo representaram o 2º Batalhão da Polícia Militar na cerimônia.
Ao todo foram entregues 600 camisetas, 600 bonés, 600 cartilhas, 600 certificados, um painel em lona e mais cinco banners.
Os kits destinam-se aos alunos dos 1º e 5º anos e proverá o Proerd por todo o segundo semestre de 2013. Somente no primeiro semestre deste ano quase 900 crianças receberam o certificado de conclusão do Programa. Todas as escolas da área urbana e algumas escolas da área rural do município são comtempladas pelo Programa.
“É sem dúvida nenhuma um trabalho muito importante o realizado pelo Proerd. Não temos noção do quanto as drogas estão incrustradas na nossa sociedade, ceifando vidas, destruindo famílias...tenho visto notícias que em estados como São Paulo, por exemplo, tem pessoas que trabalham em canaviais que estão viciados em crack e outras drogas pesadas. Isso é muito preocupante. Não basta combater, é preciso evitar que a criança tenha o primeiro contato com as drogas, com o crime. A Polícia Militar está de parabéns por esse trabalho nas escolas e estaremos sempre à disposição para ajudarmos no que pudermos”, disse o Prefeito na cerimônia.
O tenente PM Weslei agradeceu em nome de toda corporação e fez questão de frisar a qualidade do material com que foram confeccionados os kits.
“Os kits estão ótimos. O material é de primeira qualidade. As crianças com certeza vão gostar muito. É muito importante essa parceria com a Prefeitura para que possamos dar continuidade ao Proerd. Formamos mais instrutores e vamos poder ampliar nossas ações já a partir deste ano”, agradeceu o tenente.

O Proerd
O Programa é pedagogicamente estruturado em lições ministradas por um policial militar fardado, que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.
O Proerd existe em mais de 60 países e foi implantado no Brasil há cerca de 20 anos.