segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Ji-Paraná dá show de cidadania no 7 de Setembro



Não há como negar que havia um clima de tensão no ar no último domingo. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) reuniu a Comissão Organizadora responsável pela programação de toda a Semana da Pátria e do Desfile de 7 de Setembro, providenciou os palcos do Desfile, som, organizou as escolas que iriam desfilar, mobilizou grande parte de seus servidores para a organização, providenciou os ônibus para o transporte dos alunos...mas restava o receio de o brilho da “maior festa da cidadania brasileira” ser ofuscado por protestos, a exemplo do que ocorreu em outros Estados. Que nada. Tudo ocorreu na mais perfeita harmonia, mostrando a ordem e o anseio por progresso da população ji-paranaense.
Contudo, isso não significa que alunos e professores tenham sido omissos, se furtado do dever de participar da transformação que a população clama nas ruas de todo País. Pode ser que o mais desavisado não tenha visto, mas o protesto estava lá, aconteceu durante todo o Desfile. Estava estampado nos cartazes, pintado nos rostos, disfarçado nas fantasias de políticos conhecidos, moldado em isopor retratando a Constituição, em cada passada no asfalto quente debaixo de um sol escaldante, como quem diz: Sou brasileiro e não desisto nunca...de lutar por uma educação de qualidade, saúde, segurança, respeito.
A resposta das escolas ao tema deste ano, “O Brasil que você ajuda a construir”, veio em letras maiúsculas. “O Cantinho do Céu está construindo um Brasil mais cidadão e muito mais feliz”, dizia um dos cartazes do Centro de Educação Infantil Cantinho do Céu, que trazia à frente crianças vestidas como vereadores, prefeitos, presidente; “Não aceitamos mais: poluição, preconceito, violência, drogas, desigualdades, injustiça, descaso, corrupção e desrespeito”, dizia um dos cartazes do Centro Municipal Ruth Rocha; alunos do Projeto Mais Educação encenaram uma pequena peça em que uma criança trazia um bebê no colo e fazia severas criticas à sociedade; enfim, o protesto foi o tom do Dia da Independência.

Momentos Especiais
O 7 de Setembro também foi marcado por momento mais que especiais. O desfile dos alunos do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para Autismo – CMAEE Autismo foi um deles. Recém criado em Ji-Paraná, alunos e país de crianças e jovens autistas fizeram questão de participar do momento cívico.
O prefeito Jesualdo Pires, o vice-prefeito Marcito Pinto, a secretária de Educação, Leiva Custódio Pereira, vereadores e demais autoridades presentes ao desfile agradeceram a presença de todos e parabenizaram a população pelo verdadeiro espirito de cidadania e democracia demonstrado no Desfile de 7 de Setembro deste ano.