quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Reestruturação de escolas rurais deve iniciar ainda este ano



A tão esperada, e necessária, reestruturação das escolas da área rural de Ji-Paraná pode ter início ainda este ano. Nesta segunda-feira (9) pela manhã, a titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Leiva Custódio Pereira se reuniu com técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento e diretores de quatro das 11 escolas pertencentes à Rede Municipal de Ensino para análise das necessidades de cada unidade.
Estiveram presentes à reunião os gestores das escolas Professor Irineu A. Dresch (Linha 128 – Setor Riachuelo), Pérola (Linha 98 – Setor Riachuelo), Bárbara Heliodora (4ª Linha da Gleba G) e professor Edson Lopes (Linha 20 – Setor Itapirema).
As principais reinvindicações dos diretores são: construção de salas de aula; muros, reforma de cozinhas; reforma e construção de refeitórios; quadras cobertas; entre outros.
Uma das preocupações da secretária é que a reestruturação das escolas rurais sejam planejadas de acordo com a realidade da escola. Como exemplo, Leiva pediu a inclusão nos projetos de espaços cobertos com sombretes para abrigar as hortas comunitárias.
“Penso que é preciso que a escola atenda às necessidades da comunidade onde está inserida. Na área rural, um espaço para horta comunitária é tão essencial quanto uma quadra coberta”, explicou Leiva.
A secretária pediu à esquipe técnica do Planejamento que fosse priorizada também nos projetos a sala de descanso para os professores. “Nas escolas da área urbana este espaço não existe. Mas na área rural, o professor chega cedo e só volta para casa no final do dia, logo a sala é de suma importância”, disse ela.
Na área urbana este levantamento das necessidades de reestruturação das escolas já foi feito e as obras de reforma e ampliação das unidades escolares Almir Zandonadi, Ruth Rocha e Adão Lamota já foram até licitadas. Tão logo se encerre todas as etapas do processo licitatório as obras devem ser iniciadas.