quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Ji-Paraná vai receber cinco escolas, uma creche e quadra coberta



 
Hoje, as crianças da Antônio Prado só têm um espaço pequeno para o lazer
A Prefeitura de Ji-Paraná acaba de ser contemplada pelo programa Proinfância e Quadra nas Escolas, do Governo Federal, com a construção de uma quadra coberta para a área rural.  O prefeito Jesualdo Pires assinou, por meio eletrônico, o Termo de Compromisso na última terça-feira (19) restando, agora, apenas os trâmites legais para o início da obra. O município também está com cinco escolas aprovadas no Proinfância.
A unidade que receberá a quadra é a Escola Antônio Prado, localizada na Linha 206, Setor Ouro Preto.
A Antônio Prado, segundo o diretor José Maria, já está com uma boa infraestrutura, porém, não possui área de lazer específica, sendo que os alunos brincam no mesmo espaço em que é servida a merenda.
“Com a quadra a escola vai ficar maravilhosa. Os alunos terão espaço adequado para a prática esportiva e o lazer”, explicou o diretor.
A quadra, além de coberta, terá vestiário. O valor da obra é de R$ 509.999,49.
O Proinfância, Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil,  faz parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e os recursos são repassados às prefeituras pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ao Município contemplado cabe a execução dos recursos de acordo com os projetos aprovados pelo FNDE/MEC.
Cabe à municipalidade também nomear profissionais para a fiscalização da obra e os recursos necessários às obras e serviços de terraplanagem e contenções bem como todos os serviços necessários à implantação da quadra, uma vez que os recursos do MEC são exclusivos para os serviços de engenharia constantes das planilhas orçamentárias.

Arquitetura diferenciada
Através do Proinfância, Ji-Paraná conseguiu recursos para a construção de cinco escolas de Educação Infantil. Dos cinco projetos, três já estão com locais definidos para a construção. Uma escola será construída no bairro União 2, uma no Bosque dos Ipês e uma no bairro São Cristovão.
Estas escolas terão projeto arquitetônico inovador que reduzirão os custos e o tempo de construção. O Projeto Padrão Tipo B desenvolvido para o Programa Proinfância, que é o tipo de projeto das escolas para Ji-Paraná, tem capacidade de atendimento de até 224 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino), e 112 crianças em período integral. O valor da obra é na ordem de R$ 1,7 milhão cada escola.
Além destas escolas, também se encontra em fase licitatória a construção de uma creche no bairro JK, nas imediações do Kartódromo. Os recursos desta creche são provenientes de emenda do deputado federal Marcos Rogério.