segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Semed realiza 1º Seminário do PNAIC




Nesta segunda-feira (25), durante todo o dia, aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o 1º Seminário de Práticas Pedagógicas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O Seminário teve por objetivo a apresentação dos projetos, que estão sendo trabalhados nas escolas da Rede Municipal de Ensino, desenvolvidos dentro da metodologia proposta pelo Pacto.
Segundo os coordenadores do PNAIC, foram convidados professores do 1º ao 3º ano e representantes de 19 escolas do Município que oferecem o Ensino Fundamental.
Pela manhã, após a abertura com a participação da secretária de Educação, Leiva Custódio Pereira, representantes das escolas expuseram seus projetos, como por exemplo, a escola Jandinei Cella, que trouxe ao Seminário o projeto “Viajando no Mundo da Leitura”, apresentado pela professora Sandra Krugel, e o projeto “Parlendas”, da escola Parque dos Pioneiros, apresentado pela professora Luciana Porto.
No início da tarde, a secretária voltou ao Seminário para ministrar palestra sobre “A Importância da Formação Continuada”.
De acordo com Leiva, “na universidade, infelizmente, não se aprende como, efetivamente, trabalhar em sala de aula, ter domínio da turma ou mesmo a administração do tempo em sala de aula. Essas coisas a gente aprende na prática e na busca por uma continuidade do que vimos na universidade. Daí a importância da formação continuada”.
Após a palestra, seguiu o trabalho de apresentação de projetos desenvolvidos nas escolas.

O Pacto
O PNAIC nada mais é que o compromisso firmado pelos governos federal, dos estados e municípios em assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano, entendendo-se por alfabetizada a criança que tenha a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.