segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Autora da Coleção Tixa Tixa capacita educadores em Ji-Paraná






Dar suporte aos professores no processo de ensino e aprendizagem musical; e inserir a música de forma lúdica na rotina escolar. Foi com estes objetivos e em consonância com a Lei nº 11.769/08, que estabelece a obrigatoriedade da disciplina de música no Ensino Fundamental, que a Secretaria Municipal de Educação de Ji-Paraná (Semed) adquiriu a coleção Tixa Tixa: Uma Lagartixa no Mundo Musical, da Dutty Editora. O diferencial da coleção é a capacitação, ministrada por uma das autoras, diretamente aos profissionais da Educação que irão trabalhar com o material nas escolas.
E é justamente para esta capacitação que a professora Haydée Seeling Gorosito, da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP/Universidade Estadual do Paraná), veio a Ji-Paraná. Durante toda esta segunda (24) e terça-feira (25), no Auditório da Semed, a professora fala a professores, supervisores e técnicos ligados ao Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino sobre a importância da música no desenvolvimento do educando.
“Não adianta chegar e simplesmente jogar os livros nas mãos dos professores. O nosso diferencial é justamente esse: a gente vem de Curitiba (PR) para capacitar o professor a trabalhar com a coleção. Não é somente uma coleção, a Tixa Tixa é um projeto especialmente desenvolvido para servir como suporte para que o professor que não entende de música possa trabalhar música em sala de aula. A Lei foi criada, mas foi só. Tem gestor que chega à escola e diz: faça música! Não é tão simples assim. Não se faz música do nada. É preciso uma linha de trabalho. Música é uma linguagem e o professor precisa de uma base para trabalhar essa linguagem. Isso é o que a coleção Tixa Tixa oferece”, explicou Haydée na manhã desta segunda-feira.

De Norte a Sul
A Tixa Tixa é uma coleção composta de cinco volumes, sendo um livro do aluno para cada ano do Ensino Fundamental e um livro do professor acompanhado de CD.
O Projeto Tixa Tixa busca orientar o professor sobre os processos de aprendizagem musical, com atividades que utilizam materiais simples e funcionais para o trabalho em sala de aula.
A coleção foi lançada em 2011. A cidade de Vilhena adquiriu a coleção em 2012, quando a professora Haydée veio a Rondônia pela primeira vez. Vilhena continua a utilizar a coleção e, de lá para cá, mais seis municípios aderiram ao projeto.
Segundo Thiago Vicenzi, representante da editora da Coleção Tixa Tixa para a Região Norte, mais 10 municípios rondonienses estão em fase de implantação do projeto em suas escolas, entre eles, Presidente Médici, Pimenta Bueno, Ariquemes e até mesmo a prefeitura da Capital, Porto Velho.
Ainda de acordo com Vicenzi, a coleção já se tornou ferramenta indispensável em escolas de cidades do Paraná e Santa Catarina.
“Provavelmente esta é a primeira vez que a autora de uma coleção infantil vem a nossa cidade para apresentar a coleção e capacitar nossos profissionais. Somente quem não está diretamente ligado à educação, quem faz pouco caso da qualidade em detrimento à quantidade ou ao capital 
investido não percebe a importância disso para nossos educadores e multiplicadores. Não estamos falando de uma disciplina já consolidada em nosso currículo escolar, como Matemática ou Língua Portuguesa. Estamos falando de uma disciplina que sequer temos professores formados para lecioná-la. Precisamos, sim, desse feedback para trabalharmos de forma consciente, eficaz e responsável a musicalidade de nossas crianças. Afinal, ninguém melhor que o próprio autor para falar sobre sua obra”, explicaram as técnicas da Semed em suas participações na capacitação.