quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Inclusão: cursos em Libras têm encerramento com Sarau






O 1º Sarau de Língua Brasileira de Sinais (Libras) marcou o encerramento do 1º Curso Avançado da Libras, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Gerência de Ensino Especial. Pelo menos 60 professores e profissionais ligados à educação no município participaram do curso. O Sarau aconteceu na noite da última quinta-feira, no Auditório da Semed.
A Semed, segundo a gerente de Ensino Especial, Cecilia Ribeiro, havia promovidos diversos cursos de nível Básico e Intermediário em Libras, mas tinha dificuldade em realizar o nível Avançado por causa da falta do profissional para ministrá-lo. Com a chegada do instrutor e interprete Marcelo Ranzula, o curso pôde ser oferecido aos professores de Ji-Paraná.
O Curso Avançado da Libras foi realizado em duas turmas com 30 participantes cada. A carga horária de cada Curso foi de 40 horas.
“Como todos os anos temos alunos novos na Rede, vamos voltar com o Curso Básico em Libras, o Intermediário e o Avançado no ano que vem”, explicou Cecilia.
Os cursos em Libras têm por objetivo, de acordo com a gerente, preparar os professores para que eles aprendam a se comunicar com os alunos surdos para que eles tenham a aprendizagem.

Avaliação
O Sarau não foi apenas para abrilhantar o encerramento do Curso. Ele também serviu como atividade avaliativa prática para os professores. Eles se dividiram em grupos e apresentaram peças teatrais, shows musicais e recitações de poesias tudo na língua de sinais.

Arte sem som
O 1º Sarau de Libras também marcou o encerramento do Curso de Musicalização da Libras, realizado pelo professor Ranzula em parceria com a Semed.