terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Capacitação de motoristas encerra com técnicas de combate a incêndio




A 1ª Capacitação para Motoristas e monitores Escolar realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) teve seu encerramento no último final de semana com um treinamento feito por policiais bombeiros do Corpo de Bombeiros de Ji-Paraná sobre técnicas de combate a incêndio.
Iniciada em setembro deste ano, a Capacitação teve a organização e coordenação da equipe da Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Polo de Ji-Paraná e da Empresa de Transportes Urbanos de Ji-Paraná (Emtu).
A primeira fase da Capacitação reuniu mais de 100 pessoas, entre motoristas, monitores e profissionais ligados ao transporte escolar no Município. Na ocasião, o 2º Tenente da Polícia Militar (PM) Everaldo José de Souza, pós-graduado em Legislação de Trânsito, falou sobre Legislação do Transporte Escolar e o 2º Tenente da PM Jesuíno Dias Magalhães discorreu sobre Direção Defensiva.
No segundo encontro, ocorrido em outubro, agentes da Polícia Rodoviária Federal falaram aos participantes da Capacitação sobre as Leis de Trânsito.
Nesta última etapa da Capacitação, ocorrida no último sábado (14), policiais bombeiros demonstraram aos mais de 80 participantes algumas técnicas de primeiros-socorros e de combate a incêndio.
“A capacitação teve um excelente aproveitamento. É um público bom e aplicado. A maioria disse que possui os equipamentos de primeiros-socorros e de combate a incêndio, mas falta justamente o treinamento para utilizá-los. Agora eles têm”, explicou Antônia Lucia Souza Guilhem Mazaro, coordenadora do polo Ji-Paraná da UAB.
Já para o motorista Ailton de Jesus, 18 anos trabalhando na Educação do Município, “foi uma boa experiência, pois é a primeira vez que temos este tipo de capacitação aqui na Semed. É uma maneira de aprender mais sobre o transporte escolar. Na Capacitação aprendemos a lidar com situações extremas, como um acidente ou mesmo um incêndio. Tiramos dúvidas sobre as leis de trânsito específicas para o transporte escolar e também foi uma boa oportunidade para que os profissionais com mais tempo de serviço pudessem se atualizar”.