quinta-feira, 3 de abril de 2014

Professores participam do Projeto Multiplicadores do Saber




Os primeiros frutos do 1º Seminário Municipal da Educação do Campo, realizado em outubro de 2013, estão começando a ser colhidos agora. Nesta quarta-feira (2), professores da área rural, técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e técnicos de órgãos públicos ligados à agropecuária participaram do Curso de Formação para Professores Rurais do Município de Ji-Paraná – Projeto Multiplicadores do Saber.
O Seminário da Educação do Campo quando foi organizado tinha por objetivo justamente a busca por alternativas para uma pedagogia própria à educação do campo, priorizando a permanência do aluno próximo à família e, consequentemente, reduzindo a evasão escolar na área rural.
Uma comissão pró-educação do campo, reunindo professores, pais de alunos, gestores e técnicos da Semed foi formada e dela surgiu a proposta do curso de formação com a participação de técnicos da Semagri, Seagri, Idaron, Emater, Ceplac, Faperon, Sindicato dos Produtores Rurais, Fetagro e Escola Família Agrícola-EFA/Itapirema.
No primeiro módulo do Curso, pela manhã, foi realizada a abertura do evento, a acolhida dos participantes e a apresentação do Multiplicadores do Saber. Em um segundo momento, foi realizado o levantamento de temáticas do Curso, levando em conta a grade curricular e as necessidades dos professores. Em seguida foi construído o cronograma geral do Curso, com temas, datas e módulos.
No segundo módulo, na parte da tarde, os técnicos Bruno Araújo de Pinho, Espedito Tavares Luna e Janete Acco, da Idaron, falaram sobre sanidade animal e vegetal - Raiva e EEB, mais conhecida como doença da vaca louca. Eles esclareceram sobre as doenças, as formas de contaminação, os sinais e sintomas e as formas de prevenção das doenças.

Próximo encontro
Conforme o cronograma definido no primeiro módulo, o próximo encontro acontece no dia 20 de maio. Nele serão tratados: a recomposição de matas ciliares (EFA/Itapirema) e agrotóxicos (Idaron).
“Na avaliação do Curso que fizemos ao final do módulo, eles, os professores, disseram ter sido excelente porque nunca tiveram este tipo de orientação, ou seja, técnicos ligados diretos a diversos setores da agropecuária rondoniense falando sobre assuntos peculiares à nossa região. Foi muito enriquecedor”, disse a coordenadora de Educação do Campo da Semed, Jordeci Rodrigues.