segunda-feira, 2 de junho de 2014

Prefeito assina ordem de serviço de escolas rurais


R$ 1,2 milhão. Este é o valor aproximado das obras de reestruturação das escolas rurais Barbara Heliodora (4ª Linha – Gleba G) e Pérola (Linha 98 – Setor Riachuelo). As ordens de serviços foram assinadas pelo Prefeito Jesualdo Pires na manhã de hoje, segunda-feira (2), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Semed/Ji-Paraná.
As duas escolas receberão reforma da cobertura e piso e serão contempladas com obras de ampliação como novas salas de aula, horta com cobertura, salas para professores, salas de vídeo, sala de descanso e reforma e ampliação da parte administrativa das duas unidades de ensino.

Lousas digitais
Além da assinatura das ordens de serviços, Jesualdo Pires e a secretária de Educação, Leiva Custódio Pereira apresentaram à imprensa e ao público presente as novas lousas digitais que já estão sendo instaladas em sete escolas do Município.
Além do acesso direto à internet, as lousas digitais são equipadas com recursos que permitem ao professor criar apresentações ou mesmo vídeos educativos e “rodá-los” direto na lousa. O equipamento multimídia funciona como um computador, porém com uma tela maior e melhor, pois possui tecnologia sensível ao toque.
Tudo o que se pensar em termos de recursos de um computador, multimídia, simulação de imagens e navegação na internet pode ser feito com a lousa. Com ela é possível, por exemplo, fazer apresentações em três dimensões para apresentar o corpo humano, e estudar geografia com a ajuda de mapas feitos por satélite e disponíveis em sites como o Google Earth.
Neste primeiro momento foram adquiridas 40 lousas digitais com recursos próprios num total de cerca de R$ 600 mil. Mas a intenção, de acordo com Leiva, é levar a tecnologia a todas as escolas de Ji-Paraná.
“muitas vezes quem fiscaliza os recursos da Educação pega uma planilha, uma ordem de serviço de uma escola como a Pérola ele pode achar muito caro, pode pensar que é muito investimento. Por isso nós visitamos todas as escolas, uma a uma, e vimos a realidade de cada uma delas. Estas duas escolas são as que mais precisam de investimentos. A escola está em condições precária mesmo e as obras que serão feitas vão mudar totalmente a cara da escola. Entendemos que não importa quantos e quão distantes estão estes alunos. Eles merecem o mesmo tratamento dispensado aos alunos da área urbana, as mesmas condições para que aprenda”, disse Leiva, destacando a participação da comunidade na reivindicação para melhoria da escola.
Já o prefeito Jesualdo Pires destacou o volume das obras realizadas no Município neste primeiro quadrimestre de 2014 e os investimentos feitos em setores estratégicos da administração.
“Muitas coisas estão sendo feitas. Às vezes as pessoas não percebem as mudanças que estão ocorrendo na Saúde, na Educação...a começar pela infraestrutura das escolas. Estamos valorizando nossos professores, melhorando a qualidade do ensino. Equipamentos como essas lousas digitais é uma coisa espetacular. Imagina uma criança numa escola com um equipamento desses, o estímulo que vai ser dado a ela para que ela possa aprender mais. É isso que nós queremos. A criança, o jovem ele precisa ir à escola para aprender. Hoje o mundo, o mundo tecnológico é muito exigente e as nossas crianças precisam estar preparados para enfrentá-lo”, concluiu o Prefeito.