sexta-feira, 6 de junho de 2014

Roda das Artes: “a gente não quer só comida”


“A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte”. O trecho da letra do grupo Titãs reverberou harmonicamente nas paredes do Ginásio de Esporte Gerivaldão na última quarta-feira. A II Roda das Artes, promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Ji-Paraná, mostrou, mais uma vez, que uma boa política educacional deve perpassar o imediatismo e ir além, não pode ficar só no básico, tem que ousar atingir o essencial não tão somente para a sobrevivência do corpo, mas o engrandecimento do espirito.
As apresentações arrancaram aplausos e emocionaram pais, alunos, professores e todos que estiveram no ginásio na quarta-feira.
A apresentação do coral “PAZ”, da escola Almir Zandonadi, deu o tom da Roda das Artes com a execução da música Coração Verde e Amarelo.
Em seguida, a Escola Ulisses Matosinho encantou com o tema: Copa do Mundo, Olê, Olê; a Escola Jandinei Cella entrou também no clima da Copa e apresentou “Brasil, meu Brasil brasileiro”.
Já a Escola Bárbara Heliodora juntou a Copa com o clima de festa de rodeio e trouxe o tema: Debaixo do Cacho; a Escola Pérola emocionou com o “Soldadinho”; e a Tupi mostrou que nem só de sertaneja vive o campo, sapecando uma mistura de hip hop com dance music.
A Escola Paulo Freire fez muita mãe ir ás lágrimas com a “Aquarela”, com duas crianças sentadas na quadra pintando tendo a música e dança de fundo; A Edson Lopes mais uma vez barbarizou e trouxe à tona assuntos polêmicos como a droga e o suicídio no musical “Ressurreição”.
A Escola Irineu Dresh optou pelo clima de festa de peão e trouxe graciosas meninas em um balé country; Já a Almir Zandonadi arrebentou a boca do balão com uma “superprodução”: A Arca de Noé. Os artistas da APAE-Ji-Paraná encerraram as apresentações pela manhã com o cada vez mais bem interpretado “Explosão Dance”.

No mesmo ritmo
À tarde as escolas Maria Antônia, Cantinho do Céu, Marcelino Calegário, Mirian Trajano, Pedro Gonçalves, Nelson Dias, Mário Andreazza, Nosso Lar, Menino Jesus, Zilda Arns, Primavera, Maria Antônia, Adão Lamota, Celso Rocco, Parque dos Pioneiros e Ruth Rocha não deixaram a peteca cair e fizeram apresentações espetaculares.
No “aplasômetro” da plateia que lotou a arquibancada do Gerivaldão, os destaques da tarde ficaram com os temas: O cravo brigou com a rosa (Nosso Lar), a Ginástica Rítmica (Parque dos Pioneiros) e a também “superprodução” A Bruxinha Bonitinha (Celso Rocco), que levou para o meio da quadra um caldeirão com fumaça e tudo.
Além das apresentações musicais, de danças e teatrais, as escolas Nova Aliança, Celso Rocco e Jamil Vilas Boas expuseram artes visuais no Roda das Artes.

Emocionada, a secretária de Educação de Ji-Paraná, Leiva Custódio Pereira agradeceu o empenho de todos que participaram e que, de uma forma ou de outra, colaboraram com o evento e resumiu em poucas palavras: “Aqui, hoje, é a prova de que quando a gente quer, a gente pode fazer a diferença”.