segunda-feira, 14 de julho de 2014

Calendário flexível, garantia de criança na escola


Das 27 escolas municipais de Ji-Paraná apenas duas não retomaram as aulas nesta segunda-feira, 14. Isto porque, as escolas Mário Adreazza, localizada no bairro BNH, e a Adão Lamota, no bairro JK, seguem calendários diferenciados.

Faz parte da gestão democrática das escolas da Rede Municipal de Ensino o desenvolvimento do calendário escolar levando-se em conta as particularidades de cada unidade, desde que sejam respeitados os 200 dias letivos obrigatórios. No caso destas duas escolas, as aulas só serão retomadas na próxima segunda-feira, dia 21, seguindo o calendário escolar das escolas estaduais próximas a elas.
No novo sistema de avaliação implantado este ano pela Secretaria Municipal de Educação, Semed, ao invés de uma semana de recesso, as escolas do Município têm duas semanas. Isto porque, antes, uma semana inteira era destinada à recuperação. Agora, a recuperação é continua (ou paralela), ou seja, é feita concomitantemente ao período letivo.

“Temos muitos alunos que têm parentes, irmãos, primos, que estudam nas escolas estaduais próximas à nossa escola. Nossos alunos são pequenos e normalmente quem os acompanha até a escola são estes parentes. Por isso resolvemos seguir o calendário das escolas estaduais para facilitar o acesso para nossos alunos”, explicou a diretora da escola Mário Andreazza, Edna Dolores.