segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Ji-Paraná dá um salto qualitativo e atinge melhor índice de Rondônia no Ideb

Prefeito Jesualdo Pires destacou os investimentos feitos na Educação de Ji-Paraná

Jane Acco, diretora da Jandinei Cella, agradeceu o compromisso dos servidores

Ji-Paraná não só tem o melhor índice de todas as cidades do Estado como também tem a escola com o maior índice de todas as unidades de ensino rondonienses. Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação – Semed comemoram os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgados na semana passada, que mostra que Ji-Paraná alcançou em 2013, no ciclo inicial do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano), metas previstas somente para 2021. O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública e foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
De acordo com o Ideb, Ji-Paraná saltou de 5.8 em 2011 para 6.3 em 2013 alcançando meta projeta somente para 2021. A Rede Municipal de Ensino apresentou números acima da média da Rede Pública de Rondônia (5.1) e de todo o Brasil (4.9).
Para se ter uma ideia do que estes números representam, se Ji-Paraná estivesse no ranking dos estados estaria em primeiro lugar na média geral nacional, uma vez que o estado melhor colocado foi Goiás com Ideb de 3.8.

O melhor índice por escola
Se o prefeito, Jesualdo Pires, e a secretária de Educação, Leiva Custódio Pereira, estão exultantes com os resultados obtidos no Ideb, imagina então a euforia da diretora da Escola Jandinei Cella, Jane Acco, que obteve média 7.5, nada menos que a melhor nota de todas as escolas da rede pública do Estado.
“O Ideb não é um indicador perfeito, tem suas limitações, mas, por enquanto, é o indicador mais completo criado pelo Ministério da Educação. Ele avalia todos os municípios, todas as escolas do Brasil. É um indicador que avalia duas situações, primeiro o desenvolvimento acadêmico do aluno, o que o aluno aprende e ao mesmo tempo avalia o rendimento da escola. Portanto, dentro dessa realidade, estamos muito contentes com os nossos resultados. Claro que ficamos muito felizes com o resultado, espetacular, da Jandinei Cella, mas o Ideb não é uma competição. Cada escola tem sua meta a atingir. Tão importante quanto o resultado da Jandinei é o resultado conjunto de toda a Rede. Todas as escolas avaliadas ultrapassaram as metas previstas para 2013 e já atingiram a meta de 2021. Isto demonstra o comprometimento de nossa equipe. Por isso quero parabenizar a todos da nossa Rede Municipal de Ensino por esta conquista”, agradeceu a secretária Leiva em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira.
“Hoje estamos muito orgulhosos em saber que Ji-Paraná tem na Rede Municipal de Ensino o melhor índice do Estado. Chama muito a atenção o fato, por exemplo, de a Capital, Porto Velho, não atingiu sequer a meta de 2013. Uma cidade muito mais rica que a nossa, com muito mais condições, uma Rede que deveria ser muito mais preparada. Sem querer culpar ninguém, longe disso, mas mostrar que o nosso trabalho nós temos feito. Com esse índice de 6.3 nós conseguimos nos adiantar em quase 7 anos. Quando a Leiva disse que nós tínhamos ultrapassado o limite de investimento na Educação no anos passado em quase 3%, isso significa quase 5 milhões de reais, teve gente que me disse que eu era louco, que isso seria quase 10 quilômetros de asfalto, que Educação não dá voto...mas esse é o resultado de nossos investimentos e é assim que eu quero levar o Município”, argumentou o prefeito ao parabenizar os diretores de escolas presentes à coletiva.

“Fiquei maravilhada quando vimos o resultado do Ideb. Todos nós na Jandinei ficamos felizes. Nós servidores, uma hora estamos numa escola outra hora em outra, mas nós fazemos parte da Educação do Município, torcemos por nossos alunos e para dar mais qualidade às nossas escolas. Quero agradecer a toda minha equipe, porque não se conquista nada sozinho, somos um ‘time’ de 54 ‘jogadores’. Isto é o resultado do compromisso de cada um deles, porque envolver todos os servidores nesse processo é fundamental para atingir os objetivos. Também não podemos esquecer a família, ela que dá o suporte. O bom resultado só se consegue com essa parceria: família e escola. Esta é a parceria perfeita”, disse, emocionada, a diretora da Jandinei Cella, Jane Acco.